Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49771

Comparte esta pagina

Título : A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e a utilização de sequência didática para o ensino de ciências.
Autor : SILVA, Carla Gabriela Morais da
Palabras clave : Ciência - Estudo e ensino; Didática; Ensino fundamental; Gêneros textuais; Ciência - Experiências
Fecha de publicación : 22-feb-2019
Citación : SILVA, Carla Gabriela Morais da. A alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e a utilização de sequência didática para o ensino de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : O presente trabalho teve como intenção investigar em que medida a aprendizagem de ciências pode contribuir com a Alfabetização Cientifica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para trabalhar, a partir dessa intenção e que se constituiu nossa questão básica de pesquisa, definimos como objetivo geral desenvolver uma sequência didática como estratégia no ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando um momento de aprendizagem prazeroso, crítico e criativo na vivência de sala de aula para promover a Alfabetização Cientifica. Assim tomamos como objetivos específicos: realizar um levantamento bibliográfico dessa temática, que terá como intencionalidade de identificar as principais abordagens na área de alfabetização cientifica no contexto dos anos iniciais. Bem como identificar as habilidades necessárias para a classificação de uma pessoa alfabetizada cientificamente, e assim elaborar e vivenciar a sequência didática com os alunos e alunas. A metodologia de pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, e teve como instrumento para coleta/produção dos dados a aplicação de experimento, questionário de questões abertas e uma roda de diálogo; os participantes da pesquisa foram alunos de um 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública Municipal de Caruaru. E nos achados encontramos uma experiência rica em possibilidades, reveladoras do quanto é possível vivenciar um ensino de ciências crítico e de situações didáticas que fortalecem a investigação como caminho de uma aprendizagem prazerosa e criativa, fortalecendo o quanto a criança está aberta a ambientes que consubstanciam um ensino problematizador.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49771
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Carla Gabriela Morais da.pdf650,67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons