Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49801

Compartilhe esta página

Título: Investigando a compreensão do conceito de números reais com estudantes do ensino médio e licenciatura.
Autor(es): SILVA, Erillainy Roberta Soares
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Números reais; Professores - Formação; Livros didáticos
Data do documento: 22-Ago-2014
Citação: SILVA, Erillainy Roberta Soares. Investigando a compreensão do conceito de números reais com estudantes do ensino médio e licenciatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2014.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo investigar quais os tipos de erros cometidos sobre o conjunto de Números Reais por estudantes de 3º ano do Ensino Médio e por estudantes da Licenciatura em Matemática. O conjunto dos números reais foi selecionado devido a sua inserção ao longo do currículo de Matemática do Ensino Fundamental. Posteriormente, já no Ensino Médio, se configura sua importância ao ser base para o estudo de funções no Ensino Médio. No Ensino Superior sua relevância se apresenta no estudo de limite de funções reais, convergência, geometria, equações, assuntos que permeiam graduações de Engenharia, Licenciatura em Matemática, entre outros considerados de disciplinas exatas. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário com 27 alunos do ensino médio e 18 alunos do curso de licenciatura UFPE-CAA do 5° período. Trata-se de um estudo qualitativo, categorizando os erros cometidos pelos grupos. A análise foi embasada nos estudos de Penteado (2004), Cezar (2011), Bartolomeu (2010), Dias (2002), Souto (2010), além dos PCN, PCN+, Orientações Curriculares para o Ensino Médio e Parâmetros para a Educação Básica no Estado de Pernambuco. A análise revela uma lacuna no ensino e aprendizagem dos números reais, sendo necessário rever, discutir e refletir a forma como esta sendo ensinado os números reais hoje.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49801
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Erillainy Roberta Soares.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons