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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49812
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Título: | Aníbal Bruno e a formação das professoras (1930-1937) : continuidades e descontinuidades do ato n° 1239 |
Autor(es): | PESSOA, Marcela Sabrina de Albuquerque |
Palavras-chave: | Educação básica; Identidade; Aníbal Bruno; Gênero |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | PESSOA, Marcela Sabrina de Albuquerque. Aníbal Bruno e a formação das professoras (1930-1937): continuidades e descontinuidades do ato n° 1239. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória das professoras e o processo de profissionalização das mesmas a partir do aumento do quantitativo de Escolas Normais em Pernambuco, durante os anos de 1930, diante da popularização do ensino escolar que, àquela época, serviu aos vários ideais de modernidade defendidostanto pelos reformadores educacionais, desde o escolanovismo, quanto pelo Governoapós 1930. Para tal, examinamos os documentos da Diretoria Técnica Educacional de Pernambuco e os jornais publicados entre as décadas de 1920 e 1930,além de dados atualizados do INEP e do Censo Escolar da Educação Básica, relativosaos números de professoras que atuam na educação brasileira. Desse modo, com base na Metodologia da Análise de Discurso em Orlandi e Pêcheux e nos conceitos de estratégia, lugar e relações de poder de Michel de Certeau, buscamos dialogar acercadas representações de gênero no campo educacional básico, numa perspectiva críticaque se estendeu até os dias atuais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49812 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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