Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49855

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Virgínia Pereira-
dc.contributor.authorCABRAL, Maria Izabel Rêgo-
dc.date.accessioned2023-05-02T12:02:15Z-
dc.date.available2023-05-02T12:02:15Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationCABRAL, Maria Izabel Rêgo. A simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi: expressões e transformações conceituais. 2023. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49855-
dc.description.abstractA arquiteta e designer ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) é reconhecida como uma das mais importantes profissionais de seus ramos de atuação no Brasil, onde se naturalizaria em 1951 e viveria até o fim de seus dias. A partir de sua chegada ao país em 1946, Lina iniciou o processo do que seria um mergulho profundo nas raízes culturais e populares brasileiras, o que, ao fim da vida, acreditava que seria a fonte para a construção de uma verdadeira identidade autóctone. Para Lina, os artefatos produzidos pelo brasileiro que resolvia problemas em um cotidiano de barbárie – termo que usava para referir-se às condições de quem sofria com a falta de recursos e com o descaso dos poderes públicos, levavam ao que chamou de um impasse do design: o país deveria caminhar do que ela via como um pré-artesanato a um design de características nacionais. A simplicidade, na sua obra, surgiu como discurso escrito, ainda na fase italiana, e depois passou ao discurso projetual, ao longo dos anos, quando foi se transformando conceitualmente, processo reforçado pelas vivências pessoais e profissionais, que a levaram a (re)conhecer a simplicidade dos artefatos populares. Sendo assim, esta tese tem como objetivo geral analisar as transformações da noção de simplicidade no conjunto da obra da arquiteta Lina Bo Bardi em sua fase brasileira, entre os anos de 1946 e 1992, especialmente sobre projetos e artefatos emblemáticos em arquitetura e design. A pesquisa, de natureza qualitativa e que se conforma como um estudo de caso único, tem como base as evidências e dados obtidos na investigação realizada na dissertação de mestrado Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946), elaborada pela mesma autora da tese, e se fundamentou em teóricos do campo da Filosofia para definir o que é Simplicidade, na literatura que trata sobre a história da Arquitetura e Design brasileiros, período contemporâneo à fase brasileira de Lina e nas fontes primárias constituídas por textos escritos pela própria arquiteta, em português e em italiano. Os estudos possibilitaram a observação do amadurecimento intelectual de Lina, noção que foi percebida a partir das transformações nas expressões da simplicidade, de modo que esta passou de notadamente tangíveis para majoritariamente intangíveis, ao longo dos anos, conforme Lina sentia-se cada vez mais ligada ao seu país de escolha.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimplicidadept_BR
dc.subjectLina Bo Bardipt_BR
dc.subjectModernismo Brasileiropt_BR
dc.subjectDesign Brasileiropt_BR
dc.subjectArquitetura Brasileirapt_BR
dc.titleA simplicidade mestiça de Lina Bo Bardi : expressões e transformações conceituaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGRINOVER, Marina Mange-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3919396159088069pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2292931009490444pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe Italian-Brazilian architect and designer Lina Bo Bardi (1914-1992) is recognized as one of the most important professionals in her fields of activity in Brazil, where she would naturalize in 1951 and live until the end of her days. Upon her arrival in the country in 1946, Lina began the process of what would be a deep dive into Brazilian cultural and popular roots, which, at the end of her life, she believed would be the source for building a true autochthonous identity. For Lina, the artifacts produced by Brazilians who solved problems in a barbaric everyday life – a term she used to refer to the conditions of those who suffered from a lack of resources and the neglect of public authorities, led to what she called an impasse of the design: the country should move from what she saw as a pre-craftsmanship to a design with national characteristics. Simplicity, in her work, emerged as a written discourse, still in the Italian phase, and then passed into design discourse, over the years, when it was conceptually transformed, a process reinforced by personal and professional experiences, which led her to (re) know the simplicity of popular artifacts. Therefore, this thesis has the general objective of analyzing the transformations of the notion of simplicity in the production of the architect Lina Bo Bardi in her Brazilian phase, between the years 1946 and 1992, especially on emblematic projects and artifacts in architecture and design. The research, of a qualitative nature and which conforms to a single case study, is based on the evidence and data obtained in the investigation carried out in the master’s thesis Lina Bo Bardi, architetto e designer: um estudo de caso sobre a fase italiana (1939-1946), prepared by the same author of the thesis, was based on theorists of Philosophy to define what Simplicity is, in the literature that deals with the history of Brazilian Architecture and Design, a period contemporary to Lina's Brazilian phase and in the primary sources constituted by texts written by architect herself, in Portuguese and Italian. The studies made it possible to observe Lina's intellectual maturity, a notion that was perceived from the transformations in the expressions of simplicity, so that it went from notably tangible expressions to mostly intangible ones, over the years, as Lina felt more and more linked to your country of choice.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9070017354971865pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maria Izabel Rêgo Cabral.pdf14,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons