Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49867

Compartilhe esta página

Título: História da matemática: investigando sua abordagem nos livros didáticos de álgebra linear.
Autor(es): SANTOS FILHO, Sérgio Romero Vital dos
Palavras-chave: Matemática - História; Livros didáticos; Álgebra linear
Data do documento: 27-Fev-2015
Citação: SANTOS FILHO, Sérgio Romero Vital dos. História da matemática: investigando sua abordagem nos livros didáticos de álgebra linear. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Abstract: O presente trabalho é fruto das inquietações quanto aos obstáculos presentes no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Álgebra Linear, em especial o conceito de espaço vetorial. O obstáculo como a experiência primeira, os obstáculos verbais e geométricos e os obstáculos epistemológicos constituem fortes barreiras para uma aprendizagem efetiva. A partir de uma revisão teórica, entende-se que a abordagem histórica é um instrumento metodológico favorável a superação das dificuldades que surgem na compreensão epistemológica dos conceitos, facilitando a sua significação. Além disso, através desta ferramenta é possível apresentar a lógica matemática em construção, proporcionando uma visão mais ampla das relações entre essa ciência e as outras áreas de conhecimento e das diversas atividades humanas. Nesse sentido propomos aqui, investigar a abordagem histórica dos conteúdos da disciplina Álgebra Linear, em particular o conceito de espaços vetoriais, a partir da análise documental de livros didáticos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49867
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS FILHO, Sérgio Romero Vital dos.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons