Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49867

Comparte esta pagina

Título : História da matemática: investigando sua abordagem nos livros didáticos de álgebra linear.
Autor : SANTOS FILHO, Sérgio Romero Vital dos
Palabras clave : Matemática - História; Livros didáticos; Álgebra linear
Fecha de publicación : 27-feb-2015
Citación : SANTOS FILHO, Sérgio Romero Vital dos. História da matemática: investigando sua abordagem nos livros didáticos de álgebra linear. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.
Resumen : O presente trabalho é fruto das inquietações quanto aos obstáculos presentes no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Álgebra Linear, em especial o conceito de espaço vetorial. O obstáculo como a experiência primeira, os obstáculos verbais e geométricos e os obstáculos epistemológicos constituem fortes barreiras para uma aprendizagem efetiva. A partir de uma revisão teórica, entende-se que a abordagem histórica é um instrumento metodológico favorável a superação das dificuldades que surgem na compreensão epistemológica dos conceitos, facilitando a sua significação. Além disso, através desta ferramenta é possível apresentar a lógica matemática em construção, proporcionando uma visão mais ampla das relações entre essa ciência e as outras áreas de conhecimento e das diversas atividades humanas. Nesse sentido propomos aqui, investigar a abordagem histórica dos conteúdos da disciplina Álgebra Linear, em particular o conceito de espaços vetoriais, a partir da análise documental de livros didáticos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49867
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS FILHO, Sérgio Romero Vital dos.pdf1,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons