Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49868
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | HOLANDA, Dorghisllany Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T17:19:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T17:19:12Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | HOLANDA, Dorghisllany Souza. Investigando as imagens conceituais de estudantes universitários em relação ao conceito de limite de função de uma variável real. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49868 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo investigar os elementos que compõem a Imagem Conceitual acerca do conceito de limites de função de uma variável real de estudantes universitários do curso de Matemática - Licenciatura, inferidos mediante atividades que envolviam o conhecimento conceitual do Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa justifica-se já que diversos trabalhos vêm evidenciando os obstáculos em relação ao conceito formal de limite de função e a necessidade de se pensar novos métodos que contribuam para a aprendizagem dessa disciplina. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para conhecer a literatura existente nessa área e fundamentamos nossas escolhas nas idéias de Tall e Vinner (1981, 1991) e em outros trabalhos relacionados à apreensão do conceito de limite. Para obtenção dos dados elaboramos e aplicamos um questionário com dezoito estudantes do curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco no Campus de Caruaru. A análise dos dados releva uma lacuna entre as imagens conceituais evocadas pelos estudantes e o conceito formal de limites, por exemplo, na relação estática e dinâmica que permeia grande parte das dificuldades inerentes a compreensão do conceito, destacando a necessidade de uma maior reflexão no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cálculo - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Imagem conceitual | pt_BR |
dc.title | Investigando as imagens conceituais de estudantes universitários em relação ao conceito de limite de função de uma variável real. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1286018982865116 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8333609070079117 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed investigate the elements that comprise the Conceptual image about the concept of limits of a real variable function, of university students of Degree course in Mathematics, inferred through activities involving the conceptual knowledge of Differential and Integral Calculus. The research is justified since several studies have evidenced the obstacles in relation to the formal concept of function limit and the need to think about new methods that contribute to the learning of this discipline. We use the literature to know the existing literature in this area and we base our choices on the ideas of Tall and Vinner (1981, 1991) and other works related to the concept of limit of apprehension. To obtain the data we developed and applied a questionnaire with eighteen undergraduate students of Mathematics - Degree from the Federal University of Pernambuco in the Campus of Caruaru. The analysis of data falls a gap between the conceptual images evoked by the students and the formal concept of limits, for example, the static and dynamic relationship that permeates much of the difficulty inherent in understanding the concept, highlighting the need for further reflection regarding the process teaching and learning of this discipline. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HOLANDA, Dorghisllany Souza.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons