Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49888

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorCHALEGRE, Leonardo da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-03T12:15:10Z-
dc.date.available2023-05-03T12:15:10Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2023-05-02-
dc.identifier.citationCHALEGRE, Leonardo da Silva. Novas tecnologias na educação matemática: análise das produções do Encontro Nacional de Educação Matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49888-
dc.description.abstractAs Novas Tecnologias se apresentam como ferramenta que pode contribuir para o ensino e aprendizagem da Matemática, a pesquisa apresenta uma análise bibliográfica dos anais do ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática com o objetivo de analisar a abordagem da temática Novas Tecnologias no campo da pesquisa da Educação Matemática no Brasil a partir dos anais do ENEM, baseando-se em Kenski (2007 e 2012), os Parâmetros Curriculares Nacionais e as análises das produções científicas para obtermos nossas conclusões. As Novas Tecnologias contribuem significativamente para o ensino e aprendizagem de Matemática dinamizando as abordagens dos conteúdos e proporcionando o desenvolvimento dos estudantes, que por sua vez, passam a serem agentes ativos construtores do seu conhecimento, observamos também que nos trabalhos analisados a área que mais recebeu contribuição foi a geometria e a álgebra, ficando evidenciado uma acréscimo com relação aos softwares utilizados e noções matemáticas abordadas. Portanto, as Novas Tecnologias é uma temática que está em crescimento nas produções científicas.pt_BR
dc.format.extent113p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleNovas tecnologias na educação matemática: análise das produções do Encontro Nacional de Educação Matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5608923466703968pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThe New Technologies are presented as a tool that can contribute to the teaching and learning of Mathematics, the research presents a bibliographical analysis of the annals of the NMME - National Meeting of Mathematical Education with the objective of analyzing the approach of the New Technologies theme in the research field of Mathematics. Mathematical Education in Brazil from the NMME annals, based on Kenski (2007 and 2012), the National Curriculum Parameters and the analysis of scientific productions to obtain our conclusions. New Technologies contribute significantly to the teaching and learning of Mathematics by streamlining the approaches to content and providing the development of students, who, in turn, become active agents that build their knowledge. The contribution was geometry and algebra, evidencing an increase in relation to the software used and the mathematical notions approached. Therefore, New Technologies is a theme that is growing in scientific productions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHALEGRE, Leonardo da Silva.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons