Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49903
Compartilhe esta página
Título: | As dificuldades enfrentadas por alunos do fundamental anos finais na utilização das quatro operações fundamentais da Matemática. |
Autor(es): | SILVA, Gabriela Carine de Santana |
Palavras-chave: | Educação matemática; As quatro operações básicas; Professor de matemática; Ensino Fundamental Anos Finais |
Data do documento: | 19-Abr-2023 |
Abstract: | Iniciamos nossa pesquisa com o seguinte questionamento: Quais dificuldades os estudantes do 9º ano do ensino fundamental anos finais tem na aprendizagem das quatro operações básicas da matemática? Advindo da observação do rendimento dos alunos no componente curricular da matemática que não tem sido um dos melhores, uma vez que as quatro operações são a base para o prosseguimento dos estudos da matemática. Dessa forma, consideramos importante observar alguns dos principais motivos que ocasionam esta defasagem no ensino das quatro operações básicas, para que assim possamos a posteriori ir em busca de novas metodologias e técnicas para atender essa demanda de alunos com dificuldades no ensino das operações. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo investigar as dificuldades encontradas pelos alunos em uma escola da cidade de Caruaru ao resolverem problemas envolvendo as quatro operações básicas de Matemática. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, os dados adquiridos foram produzidos através de questionário eletrônico contendo questões abertas. Os envolvidos foram alunos de uma instituição pública do Ensino Fundamental Anos Finais. A fundamentação teórica é baseada em: Barbosa (2008); Mato Grosso (2000); Instituto Paulo Montenegro (2008); Os PCN (1998); Silveira (2002); Costa (2007); Drouet (2005); Toledo (1997); Zunino (1995). Os resultados trouxeram à tona que os alunos ainda possuem dificuldades acerca das quatro operações básicas da matemática, esses erros e dificuldades encontradas nesta pesquisa nos leva a pensar na importância de novas metodologias e estratégias que alcancem os alunos de maneira positiva, pois as quatro operações básicas são fundamentais para os prosseguimentos de estudos futuros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49903 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriela Carine (1) (1).pdf | 702,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons