Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49933
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINHEIRO, Isabeli Lins | - |
dc.contributor.author | DIAS, David Silva de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T18:26:27Z | - |
dc.date.available | 2023-05-05T18:26:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-05 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, David Silva de Souza. Um olhar sobre as práticas corporais de Povos Indígenas do Brasil e sua relação com o ensino de habilidades de jogos pré-desportivos na Educação Física. 2023. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49933 | - |
dc.description.abstract | Os povos originários indígenas tiveram e ainda têm diversas contribuições a serem incorporadas na nossa sociedade, no que diz respeito aos jogos e brincadeiras não é diferente, frente a isso essa face lúdica e interativa dos jogos e brincadeiras é uma proposta muito pertinente nos jogos pré-desportivos. O aprendizado de movimentos básicos do esporte através dos jogos e brincadeiras indígenas pode ser uma ferramenta de intervenção dos professores de educação física. O objetivo do estudo é compreender e identificar os jogos dos povos originários na cultura indígena como possibilidade de intervenção lúdica para o aprendizado e aprimoramento de habilidades requeridas na prática dos jogos pré-desportivos. Este é um tipo de estudo de revisão integrativa da literatura. Foi realizada busca nas bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico publicados até 2023. Foram encontrados 34 artigos científicos. Resultados: A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão na busca nas bases de dados foi possível identificar um total de seis artigos científicos (Almeida e Suassuna (2010); Comité Olímpico de Portugal (2018); Gabriel et al (2021); Marques (2023); Portal EBC (2015); Roque et al (2015) que abordaram informações sobre os jogos e práticas corporais de povos originários indígenas do Brasil e suas associações com habilidades e movimentos de jogos pré-desportivos. Concluímos que os jogos dos povos originários indígenas podem servir como possibilidade de intervenção lúdica pelo profissional de educação física para favorecer o aprendizado e aprimoramento de habilidades requeridas na prática dos jogos pré-desportivos, deste modo é possível identificar uma relação com as práticas e jogos pré-desportivos a fim de construir ações pedagógicas capazes de favorecer o aprendizado de diversas habilidades na educação física. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Povos Originários Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Jogos Pré-Desportivos. | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre as práticas corporais de Povos Indígenas do Brasil e sua relação com o ensino de habilidades de jogos pré-desportivos na Educação Física. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAÚJO, Diego Santos de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9851182913214657 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The original indigenous people had and still have several contributions to be incorporated into our society, and it is no different when it comes to games and pranks. In view of this, the playful and interactive aspect of games and pranks is a very pertinent proposition in prehistoric games. The learning of basic sport movements through indigenous games and pranks can be an intervention tool for physical education teachers. The aim of this study is to understand and identify the games of the native people in the indigenous culture as a possibility of playful intervention for learning and improving skills required in the practice of pre-sports games. This is a type of study of integrative review. One author performed a search in the electronic databases Scielo, Periodicos Capes and Academic Google databases published until 2023. A total of 34 scientific articles were found. Results: From the application of the inclusion and exclusion criteria in the search in the databases, it was possible to identify a total of six scientific articles (Almeida and Suassuna (2010); Portuguese Olympic Committee (2018); Gabriel et al (2021); Marques (2023); EBC Portal (2015); Roque et al (2015) who addressed information about the games and body practices of indigenous peoples of Brazil and their associations with skills and movements of pre-sports games. Conclusion: We conclude that the games from indigenous peoples can serve as a possibility of playful intervention by the physical education professional to favor the learning and improvement of skills required in the practice of pre-sports games, in this way it is possible to identify a relationship with pre- sports practices and games in order to build pedagogical actions capable of favoring the learning of various skills in physical education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3028665915672581 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC David Silva de Souza Dias (1).pdf | 929,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons