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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49933
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Título: | Um olhar sobre as práticas corporais de Povos Indígenas do Brasil e sua relação com o ensino de habilidades de jogos pré-desportivos na Educação Física. |
Autor(es): | DIAS, David Silva de Souza |
Palavras-chave: | Jogos Indígenas; Jogos; Brincadeiras; Povos Originários Indígenas; Jogos Pré-Desportivos. |
Data do documento: | 17-Abr-2023 |
Citação: | DIAS, David Silva de Souza. Um olhar sobre as práticas corporais de Povos Indígenas do Brasil e sua relação com o ensino de habilidades de jogos pré-desportivos na Educação Física. 2023. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | Os povos originários indígenas tiveram e ainda têm diversas contribuições a serem incorporadas na nossa sociedade, no que diz respeito aos jogos e brincadeiras não é diferente, frente a isso essa face lúdica e interativa dos jogos e brincadeiras é uma proposta muito pertinente nos jogos pré-desportivos. O aprendizado de movimentos básicos do esporte através dos jogos e brincadeiras indígenas pode ser uma ferramenta de intervenção dos professores de educação física. O objetivo do estudo é compreender e identificar os jogos dos povos originários na cultura indígena como possibilidade de intervenção lúdica para o aprendizado e aprimoramento de habilidades requeridas na prática dos jogos pré-desportivos. Este é um tipo de estudo de revisão integrativa da literatura. Foi realizada busca nas bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico publicados até 2023. Foram encontrados 34 artigos científicos. Resultados: A partir da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão na busca nas bases de dados foi possível identificar um total de seis artigos científicos (Almeida e Suassuna (2010); Comité Olímpico de Portugal (2018); Gabriel et al (2021); Marques (2023); Portal EBC (2015); Roque et al (2015) que abordaram informações sobre os jogos e práticas corporais de povos originários indígenas do Brasil e suas associações com habilidades e movimentos de jogos pré-desportivos. Concluímos que os jogos dos povos originários indígenas podem servir como possibilidade de intervenção lúdica pelo profissional de educação física para favorecer o aprendizado e aprimoramento de habilidades requeridas na prática dos jogos pré-desportivos, deste modo é possível identificar uma relação com as práticas e jogos pré-desportivos a fim de construir ações pedagógicas capazes de favorecer o aprendizado de diversas habilidades na educação física. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49933 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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