Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49946

Compartilhe esta página

Título: Audiência expandida : coprodução de sentido na construção do jornalismo transmídia do Fantástico e do podcast Resumido
Autor(es): GUIMARÃES, Elvis Maciel
Palavras-chave: Audiência expandida; Transmídia; Jornalismo transmídia
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GUIMARÃES, Elvis Maciel. Audiência expandida: coprodução de sentido na construção do jornalismo transmídia do Fantástico e do podcast Resumido. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As novas dinâmicas comunicacionais surgidas desde a popularização da internet e dos dispositivos digitais e do surgimento das redes sociais digitais levaram a sociedade a novos estágios das relações sociais. O novo paradigma social leva tanto a ganhos substanciais como a problemas relevantes, entre os quais está o aumento das crises de sentido pela pluralidade de fontes e o ataque a algumas instituições responsáveis pela organização de sentido, como é o caso do jornalismo. Diante de uma crise de credibilidade, as organizações jornalísticas buscam formas de se reafirmar como prática profissional sustentável e como detentoras de poder simbólico de construção da realidade. É nesse cenário que as produções transmídia se apresentam como possibilidades para essas organizações midiáticas se reaproximarem de sua audiência ao adotar um tipo de produto que se pauta na participação dos usuários e no espalhamento de conteúdo por diversas mídias. Esta tese se propõe a entender as potencialidades e características da audiência que não apenas consome passivamente, mas que interage com os produtos jornalísticos transmídia e, assim, compreender como essa audiência coproduz sentido e participa da construção da realidade social exercida pelo jornalismo. Para tal, dentro de um viés qualitativo e exploratório, analisou-se dados coletados a partir de um mês de observação dos produtos transmidiáticos Fantástico, da Rede Globo, e Resumido, podcast independente produzido por uma pequena equipe liderada pelo jornalista Bruno Natal. Esses dados foram complementados por entrevistas semi-estruturadas com o ex-coordenador de digital do Fantástico, Giovanni Sanfilippo, e com o próprio Bruno Natal. As análises percorreram um caminho que mesclou um método dedutivo inspirado na análise de conteúdo - o qual permitiu o fluxo desde a teoria até o objeto, com a elaboração de categorias prévias - com o método indutivo, baseado na Grounded Theory, a partir do qual desenvolveu-se o fluxo desde o objeto para a teoria, com categorias sendo criadas após o contato com os produtos estudados. O estudo apresenta a proposta do conceito de audiência expandida, que é uma definição ampla da audiência que tem tanto suas possibilidades técnicas expandidas como expande sua própria ontologia. O conceito confirma algumas características e possibilidades vistas anteriormente nas teorias visitadas, propõe algumas alterações em outras e também propõe novos autorais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49946
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Elvis Maciel Guimarães.pdf11,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons