Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49991

Compartilhe esta página

Título: Consumo de alimentos orgânicos no Agreste pernambucano: uma análise das variantes que caracterizam a cultura na região.
Autor(es): GONÇALVES, Stephane Bianca de Lima
Palavras-chave: Agreste; Consumo de orgânicos; Consumidores; Aquisição; Motivações
Data do documento: 11-Abr-2023
Citação: Gonçalves, Stephane Bianca de Lima. Consumo de alimentos orgânicos no Agreste Pernambucano: uma análise das variantes que caracterizam a cultura na região. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre o consumo de alimentos orgânicos na região do Agreste Pernambucano. Buscando disseminar essa temática, o presente estudo tem como principal objetivo analisar os fatores determinantes do consumo de alimentos orgânicos na região do Agreste Pernambucano. A fim de identificar quais os fatores determinantes do consumo local destes alimentos, buscou-se analisar os seus consumidores e suas percepções. A abordagem metodológica utilizada é a qualitativa com aplicação de entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Foram realizadas ao todo sete entrevistas com consumidores da região do Agreste Pernambucano. Os dados obtidos mostram que a região possui particularidades motivantes ao consumo, como o cuidado com o pequeno produtor e a com a economia local. Essa característica também é fortalecida por meio das relações interpessoais criadas com os produtores/vendedores que, segundo os resultados da pesquisa, é também um fator decisivo para compra desses alimentos. Além disso, a busca por saúde, o cuidado com o meio ambiente e o sabor característico dos alimentos orgânicos também são fatores motivantes para a compra. Para além dos fatores motivantes, foi possível também delimitar características regionais que desmotivam a busca por esses alimentos, como a falta de informações acerca dos produtos e a falta de incentivo por meio dos tomadores de decisão e das redes midiáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49991
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Stephane Bianca de Lima Gonçalves.pdf432,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons