Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49998
Compartilhe esta página
Título: | A história de Pernambuco como tema gerador para o ensino de química: pau-brasil e algodão |
Autor(es): | SOUZA, Thiago Tavares de |
Palavras-chave: | História de Pernambuco; Brasilina; Mauveína; Multidisciplinar; Ensino de química |
Data do documento: | 22-Out-2022 |
Editor: | Thiago Tavares de Souza |
Citação: | SOUZA, Thiago Tavares de. A História de Pernambuco Como Tema Gerador Para o Ensino de Química: Pau-Brasil e Algodão. 2022. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Neste trabalho, utilizamos parte da história de Pernambuco, como tema gerador, para o ensino da química. Em particular, utilizamos dois momentos históricos, marcantes do Brasil Colonial que são a exploração do Pau-Brasil e do algodão e, as estruturas químicas das substâncias brasileína e brasilina extraídas da madeira do Pau-Brasil. Explorando e associando os aspectos físico-químicos dessas substâncias com os corantes alimentícios e a indústria de roupas. Conectando a cor avermelhada da substância química, brasileína, sua interação com a radiação visível e sua aderência em tecidos de algodão, utilizando-as para construção de uma proposta de intervenção pedagógica, uma sequência didática, objetivando alcançar uma aprendizagem significativa, conforme definição de Ausubel, de conceitos químicos associados à estrutura das substâncias, equilíbrio químico, interação da radiação eletromagnética com a matéria, pH, entre outros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49998 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Química (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thiago Tavares de Souza.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons