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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50007
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Título : | Abordagem da etnomatemática nos Encontros Nacionais de Educação Matemática: uma análise da produção científica. |
Autor : | ROCHA, Petterson Santos |
Palabras clave : | Etnomatemática; Análise da produção científica; Encontro Nacional de Educação Matemática; Educação |
Fecha de publicación : | 19-abr-2023 |
Citación : | ROCHA, Petterson Santos. ABORDAGEM DA ETNOMATEMÁTICA NOS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma análise da produção científica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | A etnomatemática se configura como algo muito mais amplo do que o senso comum costuma denominá-la como a matemática de diferentes etnias. Com o intuito de entender de forma sucinta e clara a forma em que a etnomatemática ligada ao contexto educacional é apresentada no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), o principal evento nacional no âmbito da educação matemática, e com o passar das décadas quais as principais características que foram abordadas por meio desse tema, foi por meio dessa finalidade que elaboramos o título deste trabalho. Com isso, nossa pesquisa visa condensar de forma precisa três décadas de comunicações científicas publicadas nos anais do ENEM. Para tal, objetivamos identificar como a etnomatemática ligada ao âmbito educacional tem sido abordada nas comunicações científicas publicadas nos anais do ENEM. Com o propósito de atingirmos nosso objetivo, formulamos o seguinte problema de pesquisa: como a etnomatemática ligada ao âmbito educacional tem sido abordada nas comunicações científicas publicadas nos anais do ENEM? Desse modo, o local de pesquisa foi o site oficial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM ), na aba “Anais”, tópico “ENEM” e foram investigadas as edições do ENEM de, 1988 até 2022. Ou seja, todas as edições que podem ser acessadas no site da SBEM, até o momento da produção desta pesquisa. Contamos como teóricos como D’ Ambrosio, Gelsa Knijnik, Rosa e Orey onde suas contribuições serviram de aporte para discutirmos os resultados obtidos. Assim sendo, em um universo com 9.135 trabalhos, ao procurar os títulos que possuem o termo “etnomatemática”, obtivemos 112 resultados, desses, filtramos mais a pesquisa acrescentando os termos “educação” e/ou “ensino”, onde encontramos 44 comunicações científicas, realizamos então a leitura dos resumos e selecionamos 24 produções, tivemos como critério para exclusão àquelas que se pautavam da etnomatemática como ferramenta auxiliar para fundamentar suas discussões acerca de um outro tema central, todo esse percurso se fez necessário para os mapeamentos horizontal e vertical desenvolvidos nessa pesquisa. Por meio deste trabalho, foi possível perceber como a etnomatemática e a educação se apresentam no ENEM, bem como a frequência e quantidade de produções científicas desse tipo no evento. Além de que a etnomatemática, dada sua capacidade de contribuição no cenário educacional, representa apenas cerca de 22,3% do que é abordada no contexto das comunicações científicas das 112 produções que contém no título o termo “etnomatemática”. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50007 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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