Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50024

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorSILVA, Marcela Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-05-10T13:32:41Z-
dc.date.available2023-05-10T13:32:41Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2023-05-09-
dc.identifier.citationSILVA, Marcela Ferreira da. A importância da ludicidade no ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Curso de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50024-
dc.description.abstractA pesquisa tem como foco abordar a importância de utilizar recursos lúdicos para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental, anos iniciais, tendo como fonte da pesquisa, uma escola da rede municipal de Caruaru, situada em um bairro periférico. Sendo assim, temos como problemática a questão: Como os recursos lúdicos utilizados para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental dos anos iniciais podem contribuir para avançar no processo de ensino-aprendizagem? Como objetivo geral: Compreender se recursos lúdicos são utilizados ou não para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental anos iniciais. E desdobrando em dois objetivos específicos, I. Elencar os recursos lúdicos utilizados nas aulas de história e geografia; II. Levantar as contribuições e os desafios no uso de recursos lúdicos de acordo com os professores. Começamos por trazer nosso entendimento acerca dos termos ludicidade, no sentido dos recursos lúdicos, e o como nasceram as disciplinas de história e geografia no Brasil, trazendo o pouco do percurso das duas disciplinas até os momentos atuais, a partir de alguns autores, como: Luckesi (2014), Massa (2015), Brasil (1997), Bittencourt (2018), Ferreira (2019). Para responder aos nossos objetivos, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando à entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, e análise do conteúdo, para a discussão dos dados, a partir de autor ou autores, como: Mynaio (2009), Ludke e André (1986), Bardin (2006, apud MOZZATO; GRZYBOVKI, 2011). Na discussão dos dados, percebemos que há diversos recursos lúdicos que podem ser usados no contexto escolar, e que sua utilização é de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, pois torna esse processo dinâmico, envolve os estudantes, e apesar dos desafios enfrentados pelos professores, é preciso superá-los, em prol de uma educação pautada na autonomia e do desenvolvimento do senso crítico.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectRecursos lúdicospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleA importância da ludicidade no ensino de História e Geografia no ensino fundamental anos iniciais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5392947180236863pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9005332507052601pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Marcela Ferreira da Silva.pdf411,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons