Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50024
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Maria de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marcela Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T13:32:41Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T13:32:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcela Ferreira da. A importância da ludicidade no ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Curso de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50024 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como foco abordar a importância de utilizar recursos lúdicos para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental, anos iniciais, tendo como fonte da pesquisa, uma escola da rede municipal de Caruaru, situada em um bairro periférico. Sendo assim, temos como problemática a questão: Como os recursos lúdicos utilizados para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental dos anos iniciais podem contribuir para avançar no processo de ensino-aprendizagem? Como objetivo geral: Compreender se recursos lúdicos são utilizados ou não para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental anos iniciais. E desdobrando em dois objetivos específicos, I. Elencar os recursos lúdicos utilizados nas aulas de história e geografia; II. Levantar as contribuições e os desafios no uso de recursos lúdicos de acordo com os professores. Começamos por trazer nosso entendimento acerca dos termos ludicidade, no sentido dos recursos lúdicos, e o como nasceram as disciplinas de história e geografia no Brasil, trazendo o pouco do percurso das duas disciplinas até os momentos atuais, a partir de alguns autores, como: Luckesi (2014), Massa (2015), Brasil (1997), Bittencourt (2018), Ferreira (2019). Para responder aos nossos objetivos, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando à entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, e análise do conteúdo, para a discussão dos dados, a partir de autor ou autores, como: Mynaio (2009), Ludke e André (1986), Bardin (2006, apud MOZZATO; GRZYBOVKI, 2011). Na discussão dos dados, percebemos que há diversos recursos lúdicos que podem ser usados no contexto escolar, e que sua utilização é de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, pois torna esse processo dinâmico, envolve os estudantes, e apesar dos desafios enfrentados pelos professores, é preciso superá-los, em prol de uma educação pautada na autonomia e do desenvolvimento do senso crítico. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recursos lúdicos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | A importância da ludicidade no ensino de História e Geografia no ensino fundamental anos iniciais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5392947180236863 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9005332507052601 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcela Ferreira da Silva.pdf | 411,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons