Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50024

Comparte esta pagina

Título : A importância da ludicidade no ensino de História e Geografia no ensino fundamental anos iniciais.
Autor : SILVA, Marcela Ferreira da
Palabras clave : Recursos lúdicos; Aprendizagem; História; Geografia
Fecha de publicación : 9-nov-2022
Citación : SILVA, Marcela Ferreira da. A importância da ludicidade no ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Curso de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : A pesquisa tem como foco abordar a importância de utilizar recursos lúdicos para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental, anos iniciais, tendo como fonte da pesquisa, uma escola da rede municipal de Caruaru, situada em um bairro periférico. Sendo assim, temos como problemática a questão: Como os recursos lúdicos utilizados para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental dos anos iniciais podem contribuir para avançar no processo de ensino-aprendizagem? Como objetivo geral: Compreender se recursos lúdicos são utilizados ou não para o ensino de história e geografia no Ensino Fundamental anos iniciais. E desdobrando em dois objetivos específicos, I. Elencar os recursos lúdicos utilizados nas aulas de história e geografia; II. Levantar as contribuições e os desafios no uso de recursos lúdicos de acordo com os professores. Começamos por trazer nosso entendimento acerca dos termos ludicidade, no sentido dos recursos lúdicos, e o como nasceram as disciplinas de história e geografia no Brasil, trazendo o pouco do percurso das duas disciplinas até os momentos atuais, a partir de alguns autores, como: Luckesi (2014), Massa (2015), Brasil (1997), Bittencourt (2018), Ferreira (2019). Para responder aos nossos objetivos, optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando à entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, e análise do conteúdo, para a discussão dos dados, a partir de autor ou autores, como: Mynaio (2009), Ludke e André (1986), Bardin (2006, apud MOZZATO; GRZYBOVKI, 2011). Na discussão dos dados, percebemos que há diversos recursos lúdicos que podem ser usados no contexto escolar, e que sua utilização é de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem, pois torna esse processo dinâmico, envolve os estudantes, e apesar dos desafios enfrentados pelos professores, é preciso superá-los, em prol de uma educação pautada na autonomia e do desenvolvimento do senso crítico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50024
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Marcela Ferreira da Silva.pdf411,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons