Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025
Comparte esta pagina
Título : | O uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio. |
Autor : | SANTANA, Thiago João de |
Palabras clave : | Ensino de física; Contação de história; Narrativas orais |
Fecha de publicación : | 24-abr-2023 |
Citación : | SANTANA, Thiago João de. O uso de contação de histórias como ferramenta didática no ensino de ondulatória no segundo ano do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | O ensino de física no ensino médio brasileiro tem passado por momentos conturbados nos últimos anos. O desinteresse em estudar física nas escolas é um tema de estudo bastante abrangente na literatura acadêmica, onde os pesquisadores atribuem diversas causas ao desapreço que os estudantes expressam pelo aprendizado dessa ciência. A partir disso, o presente trabalho de conclusão de curso buscou aplicar e avaliar a viabilidade da contação de histórias como ferramenta didática no ensino de física. Os resultados desta pesquisa se mediaram através da análise de resumos avaliativos produzidos pelos estudantes e pela aplicação de um questionário que buscou explorar as constatações dos próprios educandos sobre a utilização das narrativas orais no ensino de física. Os feedbacks dos estudantes juntos das constatações do autor mostraram que a contação de histórias é uma ferramenta didática que pode ajudar o professor a diversificar e tornar as aulas de física mais dinâmicas e atrativas, consequentemente ajudando os estudantes na aprendizagem dessa ciência. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50025 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Thiago João de Santana.pdf | 422,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons