Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50119

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorCAMPÊLO, Franciele de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-05-12T14:20:34Z-
dc.date.available2023-05-12T14:20:34Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.date.submitted2023-05-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50119-
dc.description.abstractO trabalho insere-se no campo do ensino da matemática com conceitos intrínsecos à Teoria Antropológica do Didático (TAD), relacionada à Didática da Matemática. A TAD foi proposta por Chevallard e outros estudiosos. Dada a relevância de trabalhos pesquisando sobre o ensino da matemática e a abstração no ensino das frações, este trabalho buscou responder a: Como são caracterizadas as relações institucionais do saber frações no 6° ano do ensino fundamental no livro didático utilizado na rede municipal de ensino da cidade de São João - PE? Como caminho metodológico, este trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental também caracteriza o estudo. Nos documentos e no livro didático analisou-se a ecologia didática do saber. No livro didático também foram caracterizadas as praxeologias do saber, identificando os objetos ostensivos e não ostensivos que compõem as técnicas, as quais foram caracterizadas dentro das organizações praxeológicas encontradas nas tarefas propostas. Foram discutidas as evoluções que ocorreram com o saber frações no livro pesquisado. Os resultados demonstram a relação institucional que o saber frações tem com os documentos e com o livro didático analisados. Nos subtipos de tarefas analisados foi possível constatar as organizações praxeológicas. Assim, nota-se a relevância para o ensino do saber frações quanto a convergência do que norteiam os documentos educacionais e o que pode ser efetivado em sala de aula pelo professor.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didáticopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPCPEpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleFrações no 6o ano do ensino fundamental: análises das relações institucionais no livro didático utilizado na cidade de São João - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThe work is inserted in the field of mathematics teaching with concepts intrinsic to the Anthropological Theory of Didactics (TAD), related to the Didactics of Mathematics. TAD was proposed by Chevallard and other scholars. Given the relevance of works researching on mathematics teaching and abstraction in the teaching of fractions, this paper sought to answer the: How are the institutional relations of knowing fractions in the 6th year of elementary school characterized in the textbook used in the municipal education network of the city of São João - PE? As a methodological path, this work is characterized as a qualitative research. In addition to bibliographic research, documentary research also characterizes the study. In the documents and in the textbook the didactic ecology of knowledge was analyzed. In the textbook the praxeologies of knowledge were also characterized, identifying the ostensive and non-ostensive objects that compose the techniques, which were characterized within the praxeological organizations found in the proposed tasks. The developments that occurred with the knowledge of fractions in the researched book were discussed. The results show the institutional relationship that the knowledge of fractions has with the documents and the textbook analyzed. In the analyzed subtypes of tasks it was possible to verify the praxeological organizations. Thus, the relevance of the convergence between the educational documents and what can be done in the classroom by the teacher is noted.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Franciele de Oliveira Campêlo.pdf3,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons