Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50119
Comparte esta pagina
Título : | Frações no 6o ano do ensino fundamental: análises das relações institucionais no livro didático utilizado na cidade de São João - PE. |
Autor : | CAMPÊLO, Franciele de Oliveira |
Palabras clave : | Frações; Teoria Antropológica do Didático; BNCC; PCPE; Livro didático |
Fecha de publicación : | 2-may-2023 |
Resumen : | O trabalho insere-se no campo do ensino da matemática com conceitos intrínsecos à Teoria Antropológica do Didático (TAD), relacionada à Didática da Matemática. A TAD foi proposta por Chevallard e outros estudiosos. Dada a relevância de trabalhos pesquisando sobre o ensino da matemática e a abstração no ensino das frações, este trabalho buscou responder a: Como são caracterizadas as relações institucionais do saber frações no 6° ano do ensino fundamental no livro didático utilizado na rede municipal de ensino da cidade de São João - PE? Como caminho metodológico, este trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental também caracteriza o estudo. Nos documentos e no livro didático analisou-se a ecologia didática do saber. No livro didático também foram caracterizadas as praxeologias do saber, identificando os objetos ostensivos e não ostensivos que compõem as técnicas, as quais foram caracterizadas dentro das organizações praxeológicas encontradas nas tarefas propostas. Foram discutidas as evoluções que ocorreram com o saber frações no livro pesquisado. Os resultados demonstram a relação institucional que o saber frações tem com os documentos e com o livro didático analisados. Nos subtipos de tarefas analisados foi possível constatar as organizações praxeológicas. Assim, nota-se a relevância para o ensino do saber frações quanto a convergência do que norteiam os documentos educacionais e o que pode ser efetivado em sala de aula pelo professor. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50119 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Franciele de Oliveira Campêlo.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons