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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50161

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Título: A utilização da informação na resolução de crimes : uma análise de Sherlock Holmes na série Elementary
Autor(es): SILVA, Isabela Albuquerque de Melo
Palavras-chave: Sherlock Holmes; Informação Jurídica; Ciência Forense; Ciência da Dedução; Ciência da Informação
Data do documento: 26-Abr-2023
Citação: SILVA, Isabela Albuquerque de Melo Silva. A utilização da informação na resolução de crimes : uma análise de Sherlock Holmes na série Elementary. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023
Abstract: Este trabalho tem como tema a utilização da informação na resolução de crimes: uma análise de Sherlock Holmes em Elementary - já que o mesmo se deriva de uma obra literária e usa a informação de senso comum, científica ou derivadas de outras fontes para solucionar crimes. O trabalho, dividido em cinco capítulos, que tem como objetivo geral caracterizar o uso e a importância da informação e da ciência da dedução na resolução de crimes, tendo como base o universo de Sherlock Holmes em Elementary, e de modo especifico apresentar o conceito de informação e suas esferas; detalhar o uso e a interpretação da informação jurídica, bem como o surgimento da ciência forense, explanar o uso da ciência da dedução com a informação no auxílio da resolução de crimes e apresentar a correlação de informação e conhecimento jurídico no ambiente de Elementary. É desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, como uma revisão bibliográfica e o apoio de coleta de dados partindo da observação e analise a partir do uso de material visual, solidificado através do universo da série Elementary, a qual companha o detetive icônico, Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller) e sua parceira Joan Watson (Lucy Liu), solucionando crimes nos dias atuais em Nova York. Os resultados da pesquisa apontam que a empregabilidade cientifica e informacional é muito ampla, permitindo ao ser humano a criar métodos que ajudem na separação, classificação e agrupamento informacional entre todos os ramos científicos, seja explícito ou não, afim de aprimorar o conhecimento em esferas de senso comum e científico, para resolver os crimes – ou em qualquer área da vida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50161
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