Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50176

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Katia Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Roberta Souza-
dc.date.accessioned2023-05-15T16:00:23Z-
dc.date.available2023-05-15T16:00:23Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-05-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50176-
dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem e a formação docente vêm sendo impressa a necessidade de mudança. A qual visa atender a uma ampla gama de demandas que surgem no dia a dia da sala de aula, principalmente aquelas que se ancoram na avaliação dos resultados obtidos pelos alunos nos exames externos, relacionando os à forma como os professores realizam suas atividades, a forma que o professor exerce o seu papel como profissional do ensino, o que tem sido apontado como competência profissional. Nesse sentido, fizemos uma revisão literária que se interessa em investigar sobre a importância das competências na formação do professor de Matemática de modo a contribuir com as possíveis construções no desenvolvimento do professor no processo de ensino e aprendizagem. Tivermos como objetivo geral compreender a importância das competências na formação do professor de Matemática a partir da revisão literária. A pesquisa foi estimulada a partir da discussão sobre o trabalho pedagógico inicialmente pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e dando um prosseguimento no projeto de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica, na qual nos questionamos quais competências o professor de matemática deve ter e como desenvolver essas competências nos alunos. Diante disso, analisamos o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz em sua normativa pedagógica sobre o desenvolvimento de competências e buscamos analisar o que oito autores discutia sobre a implantação da BNCC (2017) e a formação de professores de Matemática. Identificamos que é preciso entender que, as competências de um professor são resultadas de sua prática docente, ou seja, são adquiridos ao longo de sua vida profissional, dessa forma é necessário admitir que os docentes não possuam apenas saberes científicos, mas também competências profissionais que não se podem resumi-las apenas em domínio dos conteúdos a serem ensinados. Defendemos aqui a formação não deve ser a única forma de desenvolvimento de competências e que é necessário repensar a formação de professores de Matemática, principalmente nas questões curriculares, tendo um foco no desenvolvimento prático desse professor.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectFormações de Professorespt_BR
dc.titleCompetências e a formação de professores de Matemática: Uma revisão literária nas concepções e implicações na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Andreza Rodrigues da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching and learning process and teacher training have been imprinted the need for change. Which aims to meet a wide range of demands that arise in the day to day of the classroom, especially those that are anchored in the evaluation of the results obtained by students in external examinations, relating them to the way teachers perform their activities, the way that the teacher exercises his role as a teaching professional, which has been pointed out as professional competence. In this sense, we made a literary review that is interested in investigating the importance of competencies in the formation of the Mathematics teacher in order to contribute to the possible constructions in the development of the teacher in the teaching and learning process. We have as general objective to understand the importance of the competences in the formation of the teacher of Mathematics from the literary review. The research was stimulated from the discussion about the pedagogical work initially by the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching (PIBID) and continuing the research project in the scope of Scientific Initiation, in which we questioned what competencies the mathematics teacher should have and how to develop these competencies in students. Given this, analyze what the National Common Curriculum Base (BNCC) brings in its pedagogical normative on the development of competencies and we seek to analyze what eight authors discussed about the implementation of the BNCC (2017) and the training of Mathematics teachers. We identified that it is necessary to understand that the competencies of a teacher are the result of his teaching practice, that is, they are acquired throughout his professional life, so it is necessary to admit that teachers do not only have scientific knowledge, but also professional skills that cannot be summarized only in the domain of the contents to be taught. We defend here the training should not be the only form of development of competences and that it is necessary to rethink the training of Mathematics teachers, especially in curricular issues, having a focus on the practical development of this teacher.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Roberta Souza Silva.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons