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Título : Competências e a formação de professores de Matemática: Uma revisão literária nas concepções e implicações na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
Autor : SILVA, Maria Roberta Souza
Palabras clave : Competências; BNCC; Formações de Professores
Fecha de publicación : 27-abr-2023
Resumen : O processo de ensino e aprendizagem e a formação docente vêm sendo impressa a necessidade de mudança. A qual visa atender a uma ampla gama de demandas que surgem no dia a dia da sala de aula, principalmente aquelas que se ancoram na avaliação dos resultados obtidos pelos alunos nos exames externos, relacionando os à forma como os professores realizam suas atividades, a forma que o professor exerce o seu papel como profissional do ensino, o que tem sido apontado como competência profissional. Nesse sentido, fizemos uma revisão literária que se interessa em investigar sobre a importância das competências na formação do professor de Matemática de modo a contribuir com as possíveis construções no desenvolvimento do professor no processo de ensino e aprendizagem. Tivermos como objetivo geral compreender a importância das competências na formação do professor de Matemática a partir da revisão literária. A pesquisa foi estimulada a partir da discussão sobre o trabalho pedagógico inicialmente pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e dando um prosseguimento no projeto de pesquisa no âmbito da Iniciação Científica, na qual nos questionamos quais competências o professor de matemática deve ter e como desenvolver essas competências nos alunos. Diante disso, analisamos o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz em sua normativa pedagógica sobre o desenvolvimento de competências e buscamos analisar o que oito autores discutia sobre a implantação da BNCC (2017) e a formação de professores de Matemática. Identificamos que é preciso entender que, as competências de um professor são resultadas de sua prática docente, ou seja, são adquiridos ao longo de sua vida profissional, dessa forma é necessário admitir que os docentes não possuam apenas saberes científicos, mas também competências profissionais que não se podem resumi-las apenas em domínio dos conteúdos a serem ensinados. Defendemos aqui a formação não deve ser a única forma de desenvolvimento de competências e que é necessário repensar a formação de professores de Matemática, principalmente nas questões curriculares, tendo um foco no desenvolvimento prático desse professor.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50176
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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