Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50190
Compartilhe esta página
Título: | Levantamento bibliográfico e análise dos artigos publicados nas últimas duas décadas sobre modelos didáticos voltados para o ensino do tema membrana plasmática |
Autor(es): | SILVA, Luana Gomes da |
Palavras-chave: | Membrana plasmática; Modelos didáticos; Ensino médio; Ensino de ciências |
Data do documento: | 2-Mai-2023 |
Citação: | SILVA, Luana Gomes da. Levantamento bibliográfico e análise dos artigos publicados nas últimas duas décadas sobre modelos didáticos voltados para o ensino do tema membrana plasmática. 2023. 32 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | As células, unidade estrutural de todos os seres vivos, são delimitadas por uma membrana celular semipermeável, que permite a troca de substâncias entre os meios intra e extracelular, além de exercer outras funções específicas. A membrana plasmática é um conteúdo abordado em diferentes etapas da Educação Básica, sendo melhor detalhado durante o 1o ano do Ensino Médio como parte do conteúdo de Biologia. Nesta etapa, a composição e estrutura da membrana, a fluidez, a permeabilidade, os tipos transportes realizados, entre outras funções, são tópicos muitas vezes de difícil compreensão para o estudante em aprendizado, devido a sua complexidade. No Brasil, ainda existem muitas escolas onde a falta de recursos didáticos e investimentos inviabilizam o desenvolvimento de atividades práticas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. Pensando em materiais de baixo custo, a construção e uso de modelos didáticos ainda é um caminho a ser seguido como forma de ampliar as práticas pedagógicas de professores de Biologia, sobretudo aqueles da rede pública de ensino. Diante disto, o presente estudo realizou um levantamento bibliográfico e análise de artigos publicados em revistas científicas a partir dos anos 2000, voltados à construção de modelos didáticos no tema membrana plasmática e, preferencialmente, já aplicados em sala de aula. A busca por artigos foi realizada na base de dados Periódicos Capes, usando busca simples e avançada com palavras chaves em português, inglês e espanhol. Como resultado, foram encontrados apenas dez artigos, publicados entre os anos de 2009 a 2022 que tratavam do tema membrana, sendo oito em língua portuguesa e dois em língua espanhola. A análise detalhada dos artigos e seus modelos propostos é apresentada e discutida neste trabalho. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50190 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LUANA GOMES DA SILVA PRONTO.pdf | 407,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons