Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50195
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Janssen Felipe da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Déborah Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T18:16:49Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T18:16:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Déborah Maria da. Representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de História e Geografia do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Lagoa dos gatos - PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50195 | - |
dc.description.abstract | Esse Trabalho aborda a Representação Imagética das Mulheres Negras nos Livros Didáticos de História e Geografia, do Ensino Fundamental da Cidade de Lagoa dos Gatos – PE. Apresenta como Objetivo Geral, compreender o sentido atribuído as Mulheres Negra nos Livros Didáticos de História e Geografia, do Ensino Fundamental do PNLD2022. Os Objetivos Específicos são: a) Identificar as Imagens das Mulheres Negras nos Livros Didáticos e b) Elencar os papeis e locais onde elas são direcionadas. A abordagem Teórica centra-se nos Estudos Pós-Coloniais (QUIJANO, 2005) que colocam o modelo teórico eurocêntrico em questão bem como suas narrativas, e uma educação voltada para as relações Étnico-raciais (OLIVEIRA E CANDAU, 2010, BATISTA, 2010) que discutem a Educação Intercultural e a Pedagogia Decolonial. Para o desenvolvimento deste trabalho se fez o uso da pesquisa documental, segundo Oliveira (2007, p.69). Nessa perspectiva, observamos o Livro Didático como esse documento passível a análise. Utilizamos como fonte documental os Livros Didáticos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Buriti Mais História, 5º Ano e Buriti Mais Geografia, 5º Ano, 1º Edição, analisados e selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2022). Os resultados apontam 24 Imagens que representam a mulher Negra uma vez que os lugares e os papéis da Cultura Negra presente nos livros didáticos se constituem na perspectiva de tensão em relação da Colonialidade e da Decolonialidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Relações Étnico-raciais Estudos PósColoniais. | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Mulheres Negras | pt_BR |
dc.subject | Estudos Pós-Coloniais. | pt_BR |
dc.title | A representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de história e geografia do ensino fundamental da rede pública da cidade de Lagoa dos gatos-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5448472566927670 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7400508587983938 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work approaches the Imagery Representation of Black Women in History and Geography Textbooks, of Elementary School in the City of Lagoa dos Gatos - PE. It presents as a general objective To understand the meaning attributed to Black people in the PNLD-2022 Primary School History and Geography Textbooks. And the Specific Objectives are: a) Identifying the Images of Black Women in Textbooks b) Listing the roles and places where they were directed. The Theoretical approach focuses on Postcolonial Studies (QUIJANO, 2005) which question the Eurocentric theoretical model as well as its narratives, and an education focused on Ethnic-racial relations (OLIVEIRA E CANDAU, 2010, BATISTA, 2010) that discuss education as a space for transformation and construction of decoloniality. For the development of this work was used the documentary research, which according to Oliveira (2007, p.69. From this perspective, we observed the Textbook as this document that can be analyzed. We used as a documentary source the Elementary School Textbooks - Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Buriti Mais História, 5º Ano e Buriti Mais Geografia, 5º Ano, 1º Edição, analyzed and selected by Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2022). The results point to 24 Images that represent the Black women, once the places and roles of the Black Culture present in the textbooks are constituted in the perspective of tension in relation to Coloniality and Decoloniality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- DÉBORAH MARIA DA SILVA ....pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons