Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50195

Share on

Title: A representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de história e geografia do ensino fundamental da rede pública da cidade de Lagoa dos gatos-PE.
Authors: SILVA, Déborah Maria da
Keywords: Relações Étnico-raciais Estudos PósColoniais.; Livro Didático; Mulheres Negras; Estudos Pós-Coloniais.
Issue Date: 2-May-2023
Citation: SILVA, Déborah Maria da. Representação imagética da mulher negra nos livros didáticos de História e Geografia do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Lagoa dos gatos - PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Esse Trabalho aborda a Representação Imagética das Mulheres Negras nos Livros Didáticos de História e Geografia, do Ensino Fundamental da Cidade de Lagoa dos Gatos – PE. Apresenta como Objetivo Geral, compreender o sentido atribuído as Mulheres Negra nos Livros Didáticos de História e Geografia, do Ensino Fundamental do PNLD2022. Os Objetivos Específicos são: a) Identificar as Imagens das Mulheres Negras nos Livros Didáticos e b) Elencar os papeis e locais onde elas são direcionadas. A abordagem Teórica centra-se nos Estudos Pós-Coloniais (QUIJANO, 2005) que colocam o modelo teórico eurocêntrico em questão bem como suas narrativas, e uma educação voltada para as relações Étnico-raciais (OLIVEIRA E CANDAU, 2010, BATISTA, 2010) que discutem a Educação Intercultural e a Pedagogia Decolonial. Para o desenvolvimento deste trabalho se fez o uso da pesquisa documental, segundo Oliveira (2007, p.69). Nessa perspectiva, observamos o Livro Didático como esse documento passível a análise. Utilizamos como fonte documental os Livros Didáticos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Buriti Mais História, 5º Ano e Buriti Mais Geografia, 5º Ano, 1º Edição, analisados e selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2022). Os resultados apontam 24 Imagens que representam a mulher Negra uma vez que os lugares e os papéis da Cultura Negra presente nos livros didáticos se constituem na perspectiva de tensão em relação da Colonialidade e da Decolonialidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50195
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- DÉBORAH MARIA DA SILVA ....pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons