Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258
Compartilhe esta página
Título: | A narrativa autobiográfica como ritual na formação docente |
Autor(es): | Ferreira, Graciela Renato |
Palavras-chave: | Formação Docente; Saber Sensível; A/r/tografia; Arte têxtil; Corpo e Memória |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Abstract: | Este trabalho busca relatar as reflexões que surgiram durante o projeto de pesquisa e Iniciação Científica (PIBIC/UFPE), por meio das práticas artístico-pedagógicas vivenciadas no Curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Permeia o campo da Educação da Cultura Visual e a A/r/tografia como método de pesquisa. Tem como principal objetivo: refletir sobre o estudo da memória e a prática da narrativa autobiográfica na formação docente considerando a Arte têxtil e o saber sensível no processo criativo. Como produto artístico resultante desta pesquisa apresento a instalação têxtil Liame, que registra por meio do afeto o compartilhamento de memórias durante o Projeto Tramações: narrativas têxteis e memoriais, em 2022. É uma produção poética coletiva de estética relacional, idealizada por mim e desenvolvida no Centro Cultural Benfica junto à equipe administrativa, à comunidade acadêmica e à comunidade externa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Artes Visuais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Graciela Renato Ferreira.pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
LIAME.mp4 | 315,62 MB | MP4 | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons