Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258

Compartilhe esta página

Título: A narrativa autobiográfica como ritual na formação docente
Autor(es): Ferreira, Graciela Renato
Palavras-chave: Formação Docente; Saber Sensível; A/r/tografia; Arte têxtil; Corpo e Memória
Data do documento: 27-Abr-2023
Abstract: Este trabalho busca relatar as reflexões que surgiram durante o projeto de pesquisa e Iniciação Científica (PIBIC/UFPE), por meio das práticas artístico-pedagógicas vivenciadas no Curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Permeia o campo da Educação da Cultura Visual e a A/r/tografia como método de pesquisa. Tem como principal objetivo: refletir sobre o estudo da memória e a prática da narrativa autobiográfica na formação docente considerando a Arte têxtil e o saber sensível no processo criativo. Como produto artístico resultante desta pesquisa apresento a instalação têxtil Liame, que registra por meio do afeto o compartilhamento de memórias durante o Projeto Tramações: narrativas têxteis e memoriais, em 2022. É uma produção poética coletiva de estética relacional, idealizada por mim e desenvolvida no Centro Cultural Benfica junto à equipe administrativa, à comunidade acadêmica e à comunidade externa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Graciela Renato Ferreira.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LIAME.mp4315,62 MBMP4Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons