Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258

Comparte esta pagina

Título : A narrativa autobiográfica como ritual na formação docente
Autor : Ferreira, Graciela Renato
Palabras clave : Formação Docente; Saber Sensível; A/r/tografia; Arte têxtil; Corpo e Memória
Fecha de publicación : 27-abr-2023
Resumen : Este trabalho busca relatar as reflexões que surgiram durante o projeto de pesquisa e Iniciação Científica (PIBIC/UFPE), por meio das práticas artístico-pedagógicas vivenciadas no Curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Permeia o campo da Educação da Cultura Visual e a A/r/tografia como método de pesquisa. Tem como principal objetivo: refletir sobre o estudo da memória e a prática da narrativa autobiográfica na formação docente considerando a Arte têxtil e o saber sensível no processo criativo. Como produto artístico resultante desta pesquisa apresento a instalação têxtil Liame, que registra por meio do afeto o compartilhamento de memórias durante o Projeto Tramações: narrativas têxteis e memoriais, em 2022. É uma produção poética coletiva de estética relacional, idealizada por mim e desenvolvida no Centro Cultural Benfica junto à equipe administrativa, à comunidade acadêmica e à comunidade externa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50258
Aparece en las colecciones: (TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Graciela Renato Ferreira.pdf4,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
LIAME.mp4315,62 MBMP4Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons