Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50309
Compartilhe esta página
Título: | Constituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB : entre a laicização e a confessionalidade |
Autor(es): | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas |
Palavras-chave: | Educação; Identidade; Ensino religioso; Ciência e religião |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Constituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB: entre a laicização e a confessionalidade. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa destacou o curso de licenciatura em Ciências das Religiões (CR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a constituição laica do Ensino Religioso (ER), a partir de uma investigação dos discursos de professores e alunos egressos desta licenciatura, bem como, do seu Projeto Político Pedagógico. Escolhemos a Universidade Federal da Paraíba por esta ser uma instituição pública, portanto sem vínculos confessionais. Nossa intenção foi a de identificar as ideologias que se encontram atuantes ao que os sujeitos entrevistados e o Projeto Político Pedagógico do curso consideram importantes para a preservação da laicidade no contexto educacional atual e compreender como acontece a dinâmica dessa formação identitária de professores na perspectiva de ressignificar o Ensino Religioso nas escolas numa perspectiva não proselitista. Para isso, fizemos uso da Teoria do Discurso (TD) elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e da metodologia da Análise de Discurso Francesa (AD) em Eni Orlandi e Michel Pêcheux. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50309 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons