Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50309

Compartilhe esta página

Título: Constituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB : entre a laicização e a confessionalidade
Autor(es): ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas
Palavras-chave: Educação; Identidade; Ensino religioso; Ciência e religião
Data do documento: 24-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Constituição identitária do curso de Ciências das Religiões da UFPB: entre a laicização e a confessionalidade. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa destacou o curso de licenciatura em Ciências das Religiões (CR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a constituição laica do Ensino Religioso (ER), a partir de uma investigação dos discursos de professores e alunos egressos desta licenciatura, bem como, do seu Projeto Político Pedagógico. Escolhemos a Universidade Federal da Paraíba por esta ser uma instituição pública, portanto sem vínculos confessionais. Nossa intenção foi a de identificar as ideologias que se encontram atuantes ao que os sujeitos entrevistados e o Projeto Político Pedagógico do curso consideram importantes para a preservação da laicidade no contexto educacional atual e compreender como acontece a dinâmica dessa formação identitária de professores na perspectiva de ressignificar o Ensino Religioso nas escolas numa perspectiva não proselitista. Para isso, fizemos uso da Teoria do Discurso (TD) elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e da metodologia da Análise de Discurso Francesa (AD) em Eni Orlandi e Michel Pêcheux.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50309
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons