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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50341

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Título: Letramento estatístico no currículo das licenciaturas em matemática de Pernambuco
Autor(es): CORREIA, Manoel Arthur Barbosa
Palavras-chave: Estatística educacional; Letramento - Estatística; Professores – Formação; Currículos; Matemática
Data do documento: 27-Abr-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CORREIA, Manoel Arthur Barbosa. Letramento estatístico no currículo das licenciaturas em matemática de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender através de análise documental, como o currículo dessas Licenciaturas em Matemática está configurado numa perspectiva do Letramento Estatístico. Para tanto selecionamos 22 (vinte e dois) cursos de Licenciatura em Matemática do estado de Pernambuco e realizamos uma análise dos documentos pedagógicos destes cursos. A trajetória metodológica contou com três etapas sendo a primeira uma análise descritiva das disciplinas de Estatística, a segunda uma análise de conteúdo dos PPCs dos cursos selecionados e a terceira com uma discussão acerca das convergências e divergências destes documentos pedagógicos com o currículo das Licenciaturas em Matemática, a Educação Estatística e sobretudo o Letramento Estatístico. Os resultados mostraram que estes cursos apesar de apresentarem as disciplinas concentradas no ensino conceitual da Estatística, possuem em seus PPCs a percepção de que é necessário o desenvolvimento crítico do licenciando enquanto cidadão para formar um profissional preparado para o ensino contextualizado e dirigido ao desenvolvimento do Letramento Estatístico de seus alunos. Entretanto, isto não está refletido nas disciplinas de Estatística, onde o Letramento Estatístico é preterido apesar das conexões que os documentos pedagógicos possuem com os seus elementos. Apesar disto, o currículo das Licenciaturas em matemática ainda está passível de mudanças que prezem pelo desenvolvimento do Letramento Estatístico dos seus futuros professores de Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50341
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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