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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50345

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dc.contributor.advisorPESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves-
dc.contributor.authorFERREIRA, Emanuelle da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-18T16:47:07Z-
dc.date.available2023-05-18T16:47:07Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Emanuelle da Silva. Acompanhamento pedagógico hospitalar às crianças com câncer em processo de alfabetização. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50345-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral analisar o acompanhamento pedagógico hospitalar realizado no setor de oncologia de um hospital público do Recife no que se refere às crianças em processo de alfabetização. Como objetivos específicos: verificar o perfil das crianças em processo de alfabetização aptas a participar do acompanhamento pedagógico; compreender o que norteia o planejamento elaborado pelas professoras no acompanhamento dos estudantes em tratamento; verificar a frequência dos encontros dos estudantes com as professoras hospitalarese os fatores que determinam essa frequência; identificar e analisar as atividades utilizadas pelas professoras hospitalares durante o processo de ensino da leitura e da escrita. O arcabouço teórico está dividido em três eixos - concepções de alfabetização: discutimos sobre as principais perspectivas de alfabetização, os métodos e metodologias utilizadas para conduzir o processo de apropriação do sistema de escrita e suas implicações; o ensino da leitura e da escrita no ambiente hospitalar; apresentamos as particularidades que envolvem o exercício de alfabetizar no contexto hospitalar e estratégias metodológicas que auxiliam na mediação do processo; a busca pela cura X o processo de alfabetização das crianças comcâncer; promovemos uma reflexão acerca dos desafios que perpassam o ato de alfabetização no contexto hospitalar, como também as teorias da Pedagogia hospitalar. No prisma metodológico, a pesquisa se delineia como de cunho qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observações e entrevistas semiestruturadas. Entrevistamos as duas professoras, e realizamos 5 (cinco) observações da atuação delas no setor de oncologia. Além disso, investigamos os registros dos cadernos das crianças. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdos de Bardin (2002). As informações obtidas por meio dos supracitados instrumentos foram agrupadas nas seguintes categorias: perfil das crianças em processo de alfabetização na classe hospitalar; rotina; prática docente na classe hospitalar: ensino da leitura e da escrita para as criançascom câncer. Com base nos dados analisados, constatamos que o processo de alfabetização das crianças em acompanhamento pedagógico na classe hospitalar onde realizamos a pesquisa se alinha à alfabetização na perspectiva do letramento, pois as professoras (mesmo com tempo pedagógico reduzido) articulam os conhecimentos das crianças sobre a leitura e a escrita e o meio em que estãoinseridas com suas limitações e potencialidades para promover efetivas práticas sociais de leitura e escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCâncer em criançaspt_BR
dc.titleAcompanhamento pedagógico hospitalar às crianças com câncer em processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0152852071224203pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7067577040419696pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study has as a general objective to analyze the hospital pedagogical follow-up carried out in the oncology sector of a public hospital in Recife regarding children in the literacy process. As specific objectives: to verify the profile of the children in the literacy process able to participate in the pedagogical follow-up; to understand what guides the planning elaborated by the teachers in the follow-up of the students in treatment; to verify the frequency of the meetings of the students with the hospital teachers and the factors that determine this frequency; to identify the activities used by the hospital teachers during the process of teaching reading and writing. The theoretical framework used is divided in three axes - literacy conceptions: we discussed the main literacy perspectives, the methods and methodologies used to conduct the appropriation process of the writing system andits implications; the teaching of reading and writing in the hospital environment: we present the particularities that involve the exercise of literacy in the hospital context and methodological strategies that help in the mediation of the process; The search for healing X the literacy process of children with cancer: we promote a reflection about the challenges that permeate the act of literacy in the hospital context, as well as the theories of hospital Pedagogy. In the methodological prism, the research is outlined as qualitative in nature. The instruments used for data collection wereobservations and semi-structured interviews. We interviewed the two teachers, and made 5 (five) observations of their performance in the oncology sector. In addition,we investigated the children's notebook records. The data collected were analyzed based on Bardin (2011) content analysis. The information obtained through the aforementioned instruments were grouped into the following categories: profile of children in the literacy process in the hospital class; Routine; Teaching practice in thehospital class: teaching reading and writing to children with cancer. Based on the analyzed data, we found that the literacy process of children in pedagogical monitoring in the hospital class where we conducted the research is aligned with literacy in the literacy perspective, because the teachers (even with reduced pedagogical time) articulate what children think about reading and writing, the environment in which they are inserted, as well as their limitations and potentialitiesto promote effective social practices of reading and writing.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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