Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50345
Comparte esta pagina
Título : | Acompanhamento pedagógico hospitalar às crianças com câncer em processo de alfabetização |
Autor : | FERREIRA, Emanuelle da Silva |
Palabras clave : | Educação e saúde; Alfabetização; Câncer em crianças |
Fecha de publicación : | 24-oct-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | FERREIRA, Emanuelle da Silva. Acompanhamento pedagógico hospitalar às crianças com câncer em processo de alfabetização. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O presente estudo tem como objetivo geral analisar o acompanhamento pedagógico hospitalar realizado no setor de oncologia de um hospital público do Recife no que se refere às crianças em processo de alfabetização. Como objetivos específicos: verificar o perfil das crianças em processo de alfabetização aptas a participar do acompanhamento pedagógico; compreender o que norteia o planejamento elaborado pelas professoras no acompanhamento dos estudantes em tratamento; verificar a frequência dos encontros dos estudantes com as professoras hospitalarese os fatores que determinam essa frequência; identificar e analisar as atividades utilizadas pelas professoras hospitalares durante o processo de ensino da leitura e da escrita. O arcabouço teórico está dividido em três eixos - concepções de alfabetização: discutimos sobre as principais perspectivas de alfabetização, os métodos e metodologias utilizadas para conduzir o processo de apropriação do sistema de escrita e suas implicações; o ensino da leitura e da escrita no ambiente hospitalar; apresentamos as particularidades que envolvem o exercício de alfabetizar no contexto hospitalar e estratégias metodológicas que auxiliam na mediação do processo; a busca pela cura X o processo de alfabetização das crianças comcâncer; promovemos uma reflexão acerca dos desafios que perpassam o ato de alfabetização no contexto hospitalar, como também as teorias da Pedagogia hospitalar. No prisma metodológico, a pesquisa se delineia como de cunho qualitativo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observações e entrevistas semiestruturadas. Entrevistamos as duas professoras, e realizamos 5 (cinco) observações da atuação delas no setor de oncologia. Além disso, investigamos os registros dos cadernos das crianças. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdos de Bardin (2002). As informações obtidas por meio dos supracitados instrumentos foram agrupadas nas seguintes categorias: perfil das crianças em processo de alfabetização na classe hospitalar; rotina; prática docente na classe hospitalar: ensino da leitura e da escrita para as criançascom câncer. Com base nos dados analisados, constatamos que o processo de alfabetização das crianças em acompanhamento pedagógico na classe hospitalar onde realizamos a pesquisa se alinha à alfabetização na perspectiva do letramento, pois as professoras (mesmo com tempo pedagógico reduzido) articulam os conhecimentos das crianças sobre a leitura e a escrita e o meio em que estãoinseridas com suas limitações e potencialidades para promover efetivas práticas sociais de leitura e escrita. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50345 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Emanuelle Da Silva Ferreira.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons