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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50366

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Walter Franklin M.-
dc.contributor.authorLOBO, José Eduardo Araújo-
dc.date.accessioned2023-05-19T13:33:42Z-
dc.date.available2023-05-19T13:33:42Z-
dc.date.issued2023-01-16-
dc.identifier.citationLOBO, José Eduardo Araújo. A web ar como ferramenta de mediação: uma análise de sua aplicação voltada para a atividade cognitiva do desenho técnico através da prototipagem virtual de produtos na produção cenográfica. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50366-
dc.descriptionCORREIA, Walter Franklin M., também é conhecido em citações bibliográficas por: CORREIA, Walter Franklin Marques.pt_BR
dc.description.abstractEntre as principais tecnologias imersivas, a Realidade Aumentada é uma das mais promissoras e capacitadoras para apoiar designers em ambientes de produção. Esta dissertação investiga a aplicação da realidade aumentada móvel, baseada na Web, como uma ferramenta de mediação voltada a atividades cognitivas de leitura e compreensão de Desenhos Técnicos na produção e montagem, em projetos Tailor Made, da indústria cenográfica rotulada como DT Aumentado. A realidade aumentada transcende barreiras como a linguagem, permitindo a equidade comunicacional entre profissionais de diferentes níveis de compreensão projetual. Neste contexto, a pesquisa apresenta um método para usar-se o DT Aumentado para melhorar a leitura de desenhos técnicos, buscando eficiência sobre a visualização de modelos, e troca de informações entre profissionais, envolvidos nos processos de design, produção e montagem de produtos, no âmbito da cenografia. Esta ferramenta de mediação foi desenvolvida usando plataformas Web AR, compatíveis com bibliotecas nativas (ARCore e ARKit) para garantir, em primeiro lugar, compatibilidade com dispositivos comumente usados para os quais os trabalhadores ou empresas possam ter acesso e, em segundo lugar, para aproveitar técnicas de rastreamento híbrido que combinam visão e sensores para melhorar a confiabilidade de visualização da realidade aumentada. O DT Aumentado proposto adota múltiplas técnicas de rastreamento e de navegação a fim de ampliar componentes de Habilidades Espaciais, para assim, proporcionar maior liberdade exploratória aos usuários. O processo de pesquisa decorreu à luz do Design Science Research Methodology e o modelo DSR-Model, uma vez que buscou desenvolver uma solução para um problema prático, assim como produzir conhecimento a partir desse processo. Experimentações de campo foram realizadas em duas empresas reais, com usuários finais em seus respectivos dispositivos móveis, a fim de avaliar usabilidade e intenção comportamental, por meio dos questionários de Aceitação, Intenção e Uso da Tecnologia; e de carga de trabalho mental percebida, NASA-TLX (Task Load Index). Os resultados experimentais mostram que a adoção desta ferramenta reduz a carga cognitiva no processo de leitura de desenhos técnicos e compreensão dos projetos. Em geral, sua usabilidade e intenção de uso fornecem níveis significativos de satisfação, sendo aceita positivamente por todos os participantes envolvidos no estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectRealidade aumentada móvelpt_BR
dc.subjectPrototipagem virtualpt_BR
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectDesign cenográficopt_BR
dc.subjectHabilidades espaciaispt_BR
dc.titleA web ar como ferramenta de mediação : uma análise de sua aplicação voltada para a atividade cognitiva do desenho técnico através da prototipagem virtual de produtos na produção cenográficapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7872152818638413pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxAmong the leading immersive technologies, Augmented Reality is one of the most promising and empowering to support designers in production environments. This dissertation investigates the application of mobile augmented reality, based on the Web, as a mediation tool focused on cognitive activities of reading and understanding of Technical Drawings (labeled DT Aumentado) in the production and assembly for Tailor Made projects of the scenographic industry. Augmented reality transcends barriers such as language, allowing communicational equity among professionals of different levels of project developement understanding. In this context, the research presents a method to use the DT Aumentado to improve the reading of technical drawings, seeking efficiency on the visualization of models and the exchange of information between professionals, involved in the processes of design, production and assembly of products, in the scope of scenography. This mediation tool was developed using Web AR platforms, compatible with native libraries (ARCore and ARKit) to ensure, first, compatibility with commonly used devices that workers or businesses can access, and secondly, to leverage hybrid tracking techniques that combine vision and sensors to improve the reliability of augmented reality viewing. The proposed DT Aumentado adopts multiple tracking and navigation techniques in order to expand Space Skills components to provide greater exploratory freedom to users. The research process took place in the light of the Design Science Research Methodology and the DSR-Model, since it aimed to develop a solution to a practical problem, as well as to produce knowledge from this process. Field experiments were conducted in two real companies, with end users on their respective mobile devices, in order to evaluate usability and behavioral intent, through the Acceptance, Intent and Use of Technology questionnaires; and perceived mental workload, NASA-TLX (Task Load Index). The experimental results show that the adoption of this tool reduces the cognitive load in the process of reading technical drawings and project ́s understanding. In general, it ́s usability and intent to use provide significant levels of satisfaction, being positively accepted by all participants involved in the study.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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