Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50374

Compartilhe esta página

Título: Sistema híbrido eólico-fotovoltaico para diminuição da geração termelétrica em Fernando de Noronha
Autor(es): AGUIAR, Alberes Barbosa de
Palavras-chave: Geração híbrida eólica-fotovoltaica; Fontes renováveis de energia; Sistemas isolados; Fernando de Noronha
Data do documento: 2-Mai-2023
Citação: AGUIAR, Alberes Barbosa de. Sistema híbrido eólico-fotovoltaico para diminuição da geração termelétrica em Fernando de Noronha. 2023. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Estudos para a redução de fontes poluentes vêm mostrando mais frequentemente a importância da substituição da geração a óleo diesel pelas fontes renováveis disponíveis atualmente. Tais pesquisas tornam-se mais significativas quando se trata de locais especiais, como o arquipélago de Fernando de Noronha, área de proteção ambiental que possui um sistema de geração de energia isolado. A produção conjunta da tecnologia eólica e fotovoltaica pode ser uma alternativa para predominância de fontes limpas no atendimento da demanda desses locais, tendo como vantagem a possível complementariedade energética durante o tempo. Este trabalho avaliou o comportamento de um subsistema de geração híbrido e associado eólico fotovoltaico, bem como a melhor forma do dimensionamento em relação às configurações: potência, área, tipos de aerogeradores e prováveis cenários para implementação no Arquipélago Fernando de Noronha. A análise foi realizada nos softwares HOMER e System Advisor Model a partir de informações climáticas via satélite e de base de dados, com aplicação de um estudo de caso para o consumo da Compesa e para o dimensionamento de uma planta offshore estimando a carga total. Os resultados mostram que os modelos híbridos podem auxiliar a geração térmica da ilha. O estudo de caso da Compesa indicou uma redução de aproximadamente 2.554.000 litros de óleo diesel por ano. Já o da planta offshore revelou uma diminuição correspondente a 4.115.000 litros de diesel por ano, sendo equivalente a 50,5% da produção prevista para 2029. Fernando de Noronha possui bons indicativos para complementariedade energética eólico-FV com alto potencial de produção a ser extraído no mar. O modelo híbrido mostrou-se eficiente com um controle auxiliar entre carga e geração para o gerenciamento do consumo nos momentos favoráveis da produção renovável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50374
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-ALBERES_V_FINAL.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons