Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50381

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorBARBOSA, Janielly Fonsêca-
dc.date.accessioned2023-05-19T15:48:01Z-
dc.date.available2023-05-19T15:48:01Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.date.submitted2023-05-18-
dc.identifier.citationBARBOSA, Janielly Fonsêca. COCO DE RODA: uma perspectiva educativa na comunidade quilombola dos timóteos à luz da educação popular. 2023. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50381-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral estudar o coco de roda como prática educativa a partir das vivências na comunidade quilombola dos Timóteos, à luz da educação popular. Possui como objetivos específicos apresentar os princípios políticos e pedagógicos da educação quilombola, analisar as contribuições do coco de roda como uma prática educativa para o reconhecimento histórico da comunidade quilombola, relacionar a colaboração da Educação Popular para a formação do sujeito quilombola. Tem o seguinte problema: como o coco de roda é utilizado no âmbito das práticas educativas da comunidade quilombola dos Timóteos, à luz da educação popular? A fundamentação teórica é dividida em quatro partes, Quilombo e Educação Quilombola é construída por Cunha (2012), Macedo e Oliveira (1996), Rocha e Silva (2016); e Teixeira (2004). A segunda categoria é Práticas Educativas com o pensamento de Candau (2011), Freire (2005) e Souza (2009). A terceira é o Coco de Roda, dialogando entre Almeida (S/D), Ayala (1999), Andrade (1982), Diniz (1960), Souza (2007) e Pimentel (1978). E a última categoria é a Educação Popular com uma conversa entre Souza (1998), Gonsalves (1998) e Brandão (2006). Para responder aos objetivos, foi realizado uma pesquisa qualitativa de Minayo (2017), do tipo exploratória seguindo o pensamento de Piovesan e Temporini (1995), e explicativa de Gil (2002), estando atrelada ao Método de Caso Alargado Lage (2013), também ancorada pela pesquisa bibliográfica segundo Gil (2002) havendo uma entrevista semi-estruturada de acordo com Laville & Dionne (1999) possuindo como sujeitos de pesquisa a representante do Quilombo, uma professora, e três integrantes do grupo de dança do coco, análise e sistematização de dados é contínua seguindo as orientações de Gil (2002). Concluímos que o coco de roda é trabalhado de maneira articulada aos saberes da comunidade, de forma a contribuir para o processo de aceitação dos indivíduos Quilombolas,’ quando utilizam esta dança para manifestar.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuilombolapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.titleCoco de roda: uma perspectiva educativa na comunidade quilombola dos Timóteos à luz da educação popular.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7104368091718025pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.description.abstractxThis research has the general objective of studying coco de roda as an educational practice based on experiences in the Quilombola community of Timóteos, in the light of popular education. Its specific objectives are to present the political and pedagogical principles of quilombola education, to analyze the contributions of coco de roda as an educational practice for the historical recognition of the quilombola community, to relate the collaboration of Popular Education to the formation of the quilombola subject. It has the following problem: how is coco de roda used in the educational practices of the Quilombola community of Timóteos, in the light of popular education? The theoretical foundation is divided into four parts, Quilombo and Quilombola Education is built by Cunha (2012), Macedo and Oliveira (1996), Rocha and Silva (2016); and Teixeira (2004). The second category is Educational Practices with the thinking of Candau (2011), Freire (2005) and Souza (2009). The third is Coco de Roda, dialoguing between Almeida (S/D), Ayala (1999), Andrade (1982), Diniz (1960), Souza (2007) and Pimentel (1978). And the last category is Popular Education with a conversation between Souza (1998), Gonsalves (1998) and Brandão (2006). In order to respond to the objectives, a qualitative research by Minayo (2017) was carried out, of the exploratory type following the thinking of Piovesan and Temporini (1995), and explanatory by Gil (2002), being linked to the Extended Case Method Lage (2013), also anchored by bibliographical research according to Gil (2002) with a semi-structured interview according to Laville & Dionne (1999) having as research subjects the Quilombo representative, a teacher, and three members of the coco dance group, analysis and data systematization is continuous following the guidelines of Gil (2002). We conclude that the coco de roda is worked in an articulated way with the knowledge of the community, in order to contribute to the process of acceptance of Quilombola individuals,’ when they use this dance to manifest.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Janielly Fonsêca Barbosa.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons