Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50386

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorCORREIA, Giselly Milena da Cunha-
dc.date.accessioned2023-05-19T16:13:53Z-
dc.date.available2023-05-19T16:13:53Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2023-05-16-
dc.identifier.citationCORREIA, Giselly Milena da Cunha. O uso de jogo didático para o ensino de físico-química: um olhar nos vieses lúdico e educativo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50386-
dc.description.abstractAo adentrar no ambiente escolar, é possível notar que na maioria das escolas e salas de aula os estudantes apresentam dificuldades quanto à aprendizagem de disciplinas da área de ciência da natureza, como a Química. Com isso, o presente trabalho traz um jogo didático como uma ferramenta colaborativa, a fim de propiciar um maior interesse pela disciplina e elevar o conhecimento da área da Físico-Química. Com o objetivo de analisar as contribuições da vivência do Jogo didático “TermoWay”, organizado segundo o Percurso Metodológico Lúdico (PML), pode favorecer a aprendizagem de conceitos relacionados à Termoquímica. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Pública Estadual, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com a participação de 33 (trinta e três) estudantes, com faixa etária entre 15 e 18 anos de idade. É considerada de caráter qualitativo e a coleta de dados ocorreu em diferentes momentos, organizados a partir do PML. Dessa forma, os alunos puderam participar em diferentes momentos, sejam eles de maneira coletiva, com a participação do jogo didático e debates, ou individual, respondendo ao questionário. A pesquisa foi realizada em dois encontros. No encontro um, foram realizadas as duas primeiras etapas do PML: Etapa 1 - Antevisão e a Etapa 2 - Preparação. No segundo encontro, foram realizadas as últimas três etapas: Etapa 3 - Intervenção Lúdica, Etapa 4 - Referendo e por fim, a Etapa 5 - Reconstrução conceitual. Após a vivência de todas as etapas do PML, é perceptível que o uso deste recurso didático-pedagógico organizado segundo o PML, possibilitou momentos de reflexão, importante para a construção do conhecimento por parte dos estudantes, além da assimilação de conhecimentos adquiridos anteriormente com novos, instigando-os a aprender prazerosamente, distanciando-se do ensino tradicional. Assim, é perceptível a importância da diversificação de atividades para o aprimoramento do ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectFísico-químicapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.titleO uso de jogo didático para o ensino de físico-química: um olhar nos vieses lúdico e educativo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Ayrton Matheus da Silva-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxWhen entering the school environment, it is possible to notice that in most schools and classrooms, students have difficulties in learning disciplines in the field of natural science, such as Chemistry. With this, the present work brings a didactic game as a collaborative tool, in order to provide a greater interest in the discipline and increase knowledge in the field of Physical Chemistry. With the objective of analyzing the contributions of the experience of the didactic game “TermoWay”, organized according to the Ludic Methodological Path (PML), it can favor the learning of concepts related to Thermochemistry. The research was carried out in a State Public School, in a class of the 3rd year of High School, with the participation of 33 (thirty-three) students, aged between 15 and 18 years old. It is considered qualitative and data collection took place at different times, organized from the PML. In this way, students were able to participate at different times, whether collectively, with the participation of the didactic game and debates, or individually, responding to the questionnaire. The research was carried out in two meetings. In meeting one, the first two stages of the PML were carried out: Stage 1 - Preview and Stage 2 - Preparation. In the second meeting, the last three steps were carried out: Step 3 - Playful Intervention, Step 4 - Referendum and finally, Step 5 - Conceptual Reconstruction. After experiencing all the stages of the PML, it is perceptible that the use of this didactic-pedagogical resource organized according to the PML, allowed moments of reflection, important for the construction of knowledge by the students, in addition to the assimilation of previously acquired knowledge with new ones, instigating them to learn with pleasure, distancing themselves from traditional teaching. Thus, the importance of diversifying activities to improve teaching and learning becomes evident.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2133681906638163pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Giselly Milena da Cunha Correia.pdf14,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons