Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50420

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da resposta paramétrica na manufatura aditiva por deposição ao arco elétrico utilizando o processo GMAW pulsado sinérgico
Autor(es): FERNANDES, Petrônio Luiz Cabral de Carvalho Clemente
Palavras-chave: Manufatura aditiva; GMAW-pulsado; Aço inoxidável; Planejamento de experimentos; Parâmetros de soldagem
Data do documento: 27-Abr-2023
Citação: FERNANDES, Petrônio Luís de Carvalho Cabral Clemente. Avaliação da resposta paramétrica na manufatura aditiva por deposição ao arco elétrico utilizando o processo GMAW pulsado sinérgico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os processos de fabricação vêm continuamente sendo aprimorados nos mais variados setores industriais. Atualmente, o setor de usinagem ainda corresponde a uma parcela significativa dos processos de fabricação do setor metal mecânico, gerando um desperdício elevado de material na forma de cavaco e possuindo grande limitação para produzir peças de geometria complexa. A manufatura aditiva a arco elétrico, processo que é amplamente pesquisado e, vem se mostrando como uma nova forma de produzir peças com elevada complexidade geométrica e menor desperdício de material, utilizando os recursos de maneira mais sustentável. Utilizando-se do processo de soldagem GMAW Pulsado e arame eletrodo de aço inoxidável ER309L-Si controlado por um braço robótico, realizou-se um planejamento de experimentos para estudar a influência que a velocidade de soldagem, a velocidade de alimentação e a tensão exerceriam no processo de manufatura aditiva por deposição a arco. Constatou-se que a tensão é fator dominante no nível de respingos, que a velocidade de alimentação exerce forte influência no aporte térmico devido ao controle sinérgico da fonte, e a velocidade de soldagem é um importante fator para se controlar a geometria da deposição metálica. Por fim, observou-se que os parâmetros que resultaram em maiores aportes energéticos redundaram em menores teores de ferrita médios e, consequentemente, menores níveis de dureza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50420
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Petrônio Luíz Cabral de Carvalho Clemente Fernandes.pdf5,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons