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Título : Gamificação e imersão em sala de fuga utilizadas para ensinar radioatividade
Autor : PONTES, Leandro Maciel
Palabras clave : Aprendizagem baseada em jogos; Metodologias ativas; Sala de fuga
Fecha de publicación : 11-may-2023
Citación : PONTES, Leandro Maciel. Gamificação e imersão em sala de fuga utilizadas para ensinar radioatividade. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Departamento de Química Fundamental (DQF), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2023.
Resumen : A utilização de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Jogos (Games Based Learning, GBL) no processo de ensino-aprendizagem aliada a outras abordagens didático-pedagógicas, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) trazem aspectos que aguçam a curiosidade do estudante, instigando e motivando-os pela busca e construção do saber. A prática pedagógica elaborada e aplicada, consiste em uma sequência didática (SD) sobre o objeto de aprendizagem: radioatividade. Elementos didáticos das abordagens anteriormente citadas foram incluídas, como um ambiente virtual de aprendizagem, representando a sala de fuga (escape room) com diversos enigmas químicos aos quais os estudantes deveriam responder corretamente os questionamentos para que pudessem obter o código necessário à fuga. Na perspectiva das habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), houve um trabalho referente as habilidades “EF09CI07” e “EM13CNT103” no âmbito da Química no ensino fundamental e médio; e “EF09HI28” na área da História no ensino fundamental. A consolidação das aprendizagens durante a vivência de todo o processo pedagógico, cooperou para o enriquecimento do trabalho. Nesse contexto, as competências e habilidades da química foram vivenciadas, além de provocar e exercitar o trabalho em equipe junto aos estudantes. Ademais, estimou-se analisar os limites e possibilidades da SD utilizando uma experiência gamificada a partir de uma sala de fuga para trabalhar os conceitos de radioatividade; observar o desempenho dos estudantes e a aprendizagem dos conceitos químicos na aplicação das atividades da SD; e avaliar o poder argumentativo dos estudantes na aceitação ou não de um programa de energia nuclear no país.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50453
Aparece en las colecciones: (TCC) - Química (Licenciatura)

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