Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50456

Compartilhe esta página

Título: Estudo de implementação de eletroposto alimentado por um sistema fotovoltaico autônomo na ilha de Fernando de Noronha
Autor(es): LIMA, Leonardo Martiniano de
Palavras-chave: Microrredes; Sistema fotovoltaico autônomo; Eletroposto; Sistemas de armazenamento por bateria.
Data do documento: 2-Mai-2023
Citação: LIMA, Leonardo Martiniano de. Estudo de implementação de eletroposto alimentado por um sistema fotovoltaico autônomo na ilha de Fernando de Noronha. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Microrredes são sistemas de geração e distribuição de energia integrados e alocados nas proximidades das cargas elétricas, são caracterizadas pelo porte reduzido e capacidade de operar de forma ilhada, se tornando potenciais aliadas no fornecimento de energia para locais isolados. Diante disso, este trabalho tem como objetivo principal avaliar a viabilidade técnica de três possíveis topologias conceituais para implementação de um eletroposto, suprido por um sistema de geração solar fotovoltaica dotado de sistema de armazenamento de energia (eletroposto autônomo), na ilha de Fernando de Noronha. Foram realizadas simulações de desempenho eletroenergético do sistema, considerando as variações climáticas da região e a característica da curva de carga associada às estações de recarga. Além disso, foi realizada uma análise econômica dos custos com a aquisição dos equipamentos elétricos que compõem o sistema de geração e o sistema de armazenamento. Os resultados indicam que a utilização de sistemas fotovoltaicos com bateria para alimentação de eletropostos pode ser considerada uma opção viável tecnicamente e economicamente atrativa (quando comparada ao suprimento via geração termoelétrica). A utilização de eletropostos estruturados como microrredes autônomas pode contribuir para a redução da dependência de combustíveis fosseis, atuando diretamente para a redução de emissão de CO², podendo ser considerado uma alternativa tecnológica para o programa Noronha carbono zero (que visa reduzir a emissão de CO² na ilha).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50456
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leonardo Martiniano de Lima.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons