Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50469
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Maria Roseana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T14:44:25Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T14:44:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-21 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Maria Roseana da Silva. A dimensão pedagógica da gestão escolar: um estudo de caso na EREM Professor Mário Sette. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFPE-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50469 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo discute como a dimensão pedagógica da gestão da EREM Professor Mário Sette, do município de Caruaru-PE, contribui para a qualidade social da educação. O objetivo geral foi, analisar as contribuições da dimensão pedagógica da gestão escolar para a qualidade social do trabalho da EREM Professor Mário Sette. A pesquisa foi fundamentada em autores do campo da gestão, como: Luck (2009); Paro (2005); Arroyo (2020), dentre outros. A pesquisa,de abordagem qualitativa (MINAYO, 2015), toma como campo a EREM Professor Mário Sette,a partir do estudo de caso, contando como sujeitos da pesquisa o gestor e o assistente de gestão. Como instrumento para coleta de dados, utilizamos a observação, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Através da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979), identificamos que a gestão da EREM Professor Mário Sette, desenvolve as dimensões administrativa e pedagógica em articulação, visando à qualidade social da educação. Isso decorre, pelo fato de a gestão em sua prática cotidiana estar envolvida com a cultura organizacional da escola, demonstrando interesse e preocupação com os estudantes, em vista da aprendizagem significativa e crítica; como também, com as relações humanas, de cuidado, respeito e preocupação com o outro. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagógia | pt_BR |
dc.title | A dimensão pedagógica da gestão escolar: um estudo de caso na EREM Professor Mário Sette. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0892001190378231 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Roseana da Silva Almeida.pdf | 550,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons