Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50469

Share on

Title: A dimensão pedagógica da gestão escolar: um estudo de caso na EREM Professor Mário Sette.
Authors: ALMEIDA, Maria Roseana da Silva
Keywords: Gestão; Educação; Pedagógia
Issue Date: 10-May-2023
Citation: ALMEIDA, Maria Roseana da Silva. A dimensão pedagógica da gestão escolar: um estudo de caso na EREM Professor Mário Sette. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFPE-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente artigo discute como a dimensão pedagógica da gestão da EREM Professor Mário Sette, do município de Caruaru-PE, contribui para a qualidade social da educação. O objetivo geral foi, analisar as contribuições da dimensão pedagógica da gestão escolar para a qualidade social do trabalho da EREM Professor Mário Sette. A pesquisa foi fundamentada em autores do campo da gestão, como: Luck (2009); Paro (2005); Arroyo (2020), dentre outros. A pesquisa,de abordagem qualitativa (MINAYO, 2015), toma como campo a EREM Professor Mário Sette,a partir do estudo de caso, contando como sujeitos da pesquisa o gestor e o assistente de gestão. Como instrumento para coleta de dados, utilizamos a observação, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Através da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1979), identificamos que a gestão da EREM Professor Mário Sette, desenvolve as dimensões administrativa e pedagógica em articulação, visando à qualidade social da educação. Isso decorre, pelo fato de a gestão em sua prática cotidiana estar envolvida com a cultura organizacional da escola, demonstrando interesse e preocupação com os estudantes, em vista da aprendizagem significativa e crítica; como também, com as relações humanas, de cuidado, respeito e preocupação com o outro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50469
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Roseana da Silva Almeida.pdf550,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons