Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50508

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Danielle de Andrade Pitanga-
dc.contributor.authorFRANÇA, Ana Letícia de-
dc.date.accessioned2023-05-24T11:01:39Z-
dc.date.available2023-05-24T11:01:39Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-05-23-
dc.identifier.citationFRANÇA, Ana Letícia de. Impactos da ansiedade nos hábitos alimentares de adolescentes vestibulandos. 2023. 41 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50508-
dc.description.abstractA ansiedade é considerada o maior mal do século, cuja alta prevalência está entre os adolescentes, sobretudo aqueles que têm um cotidiano de estudos agitado e pretendem ingressar num curso superior, necessitando, portanto, se preparar para enfrentar o vestibular e concorrer com centenas de milhares de alunos de todo o país. O medo, a apreensão e a cobrança excessiva podem afetar o comportamento alimentar dos estudantes. Tratou-se de uma revisão da literatura, do tipo narrativa,realizada entre os meses de março a abril de 2023. A estratégia PECO (Problema, Exposição, Controle e Desfecho) foi empregada para a elaboração da pergunta de pesquisa: “A ansiedade é capaz de modificar os hábitos alimentares de estudantes adolescentes que irão passar pelo processo seletivo do vestibular?”. Na plataforma de busca avançada das bases de dados: PubMed, Lilacs (Latin America and Caribbean Literature in Health Sciences) e Scielo foram encontrados os artigos científicos, utilizando-se os seguintes descritores: Ansiedade; Comportamento Alimentar; Adolescente. Optou-se por utilizar artigos no idioma português (Brasil) e por não aplicar filtro de data. Os resultados encontrados apontam que a ansiedade é um problema que vem crescendo em toda população mundial, em especial, entre os adolescentes, pois são submetidos a responsabilidades que até então não faziam parte da sua rotina. No ambiente escolar, a ansiedade éum fator importante a ser considerado em relação à aprendizagem e ao fracasso diante da complexidade e da representatividade deste sentimento. Nesse contexto, quando analisamos os motivos pelos quais comemos, entendemos que o ato de comer é um comportamento, e, assim como qualquer outro comportamento, envolve motivação interna ou externa, seja ela fome, ansiedade, estresse, aparência do alimento, memória afetiva ou sensorial. A forma com que nos alimentamos e o que comemos diz muito sobre o que sentimos justamente pela estreita relação entre o comportamento alimentar e as emoções. Toda essa problemática corrobora para a afirmação da importância do profissional nutricionista mediando a relação entre as emoções e a alimentação. Conclui-se, com esse trabalho que, alterações na vida dos candidatos vestibulandos éum fator predisponente para o aumento dos níveis de ansiedade, podendo, portanto, influenciar em mudanças dos hábitos desses indivíduos, incluindo os hábitos alimentares. Porém, mais estudos experimentais devem ser realizados a fim de ratificar tais informações, visando minimizar esses impactospt_BR
dc.format.extent39ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectComportamento alimentarpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleImpactos da ansiedade nos hábitos alimentares de adolescentes vestibulandospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Rayssa Franciely Temudo dos-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7371322648655409pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2025092197129605pt_BR
dc.description.abstractxAnxiety is considered the greatest evil of the century, whose high prevalence is among adolescents, especially those who have a busy study routine and intend to enter a higher education course, therefore needing to prepare to face the entrance exam and compete with hundreds of thousands of students across the country. Fear, apprehension and excessive demand can affect students' eating behavior. It was a literature review, of the narrative type, carried out between March and April 2023. The PECO strategy (Problem, Exposure, Control and Outcome) was used to elaborate the research question: “Anxiety is capable of modifying the eating habits of adolescent students who will go through the selection process of the entrance exam?”. In the advanced search platform of the databases: PubMed, Lilacs (Latin America and Caribbean Literature in Health Sciences) and Scielo, scientific articles were found, using the following descriptors: Anxiety; Eating Behavior; Adolescent. It was decided to use articles in Portuguese (Brazil) and not to apply a date filter. The results found indicate that anxiety is a problem that has been growing in the entire world population, especially among adolescents, as they are subjected to responsibilities that until then were not part of their routine. In the school environment, anxiety is an important factor to be considered in relation to learning and failure in view of the complexity and representativeness of this feeling.In this context, when we analyze the reasons why we eat, we understand that the act of eating is a behavior, and, like any other behavior, involves internal or external motivation, be it hunger, anxiety, stress, appearance of food, affective memory or sensory. The way we eat and what we eat says a lot about how we feel, precisely because of the close relationship between eating behavior and emotions. All this problem corroborates the affirmation of the importance of the professional nutritionist mediating the relationship between emotions and food. It is concluded, with this work, that changes in the life of candidates applying for university entrance exams are a predisposing factor for increased levels of anxiety, and may therefore influence changes in the habits of these individuals, including eating habits. However, more experimental studies must be carried out in order to ratify such information, aiming to minimize these impacts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4514703456454729pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5038-8902pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Letícia de França.pdf371,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons