Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50537
Compartilhe esta página
Título: | Inclusão das crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil em uma escola privada na cidade de Gravatá-PE. |
Autor(es): | PRADO, Lucicleide Cristiana do |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Autismo; Inclusão |
Data do documento: | 8-Mai-2023 |
Citação: | PRADO, Lucicleide Cristiana do. Inclusão das crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil em uma escola privada na cidade de Gravatá-PE. 2023. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Académico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Gravatá, 2023. Cap. 55641470. |
Abstract: | O autismo é uma síndrome complexa que envolve um atraso no desenvolvimento, nos primeiros anos de vida, nas interações sociais, comunicação e comportamento, com diversas causas e manifestações que expressam ampla variedade de sintomas e de respostas às intervenções adotadas. Atualmente, a inclusão escolar é entendida como uma prática que envolve atenção personalizada, e respeito às características individuais de cada aluno, oferecendo oportunidades para seu desenvolvimento. Esse trabalho teve como objeto de análise o estudo sobre os desafios enfrentados pelos professores da educação infantil perante a inclusão de alunos com TEA, partindo de que na pedagogia o processo inclusivo ainda é um assunto pouco abordado que possui uma grande carência de estudos, bem como de profissionais da área, considerando que haja uma grande importância por trás do trabalho que é desenvolvido. Desse modo, busca-se por meio da discussão teórica compreender as dificuldades enfrentadas para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista, contextualizar a educação infantil inclusiva; educação para crianças especiais; processo inclusivo de aluno com TEA. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada, na qual teve sua aplicação a duas professoras da educação infantil. Diante dos dados obtidos no decorrer desta pesquisa percebemos que esta escola apresentada se mostra preparada para atender os alunos com Transtorno do Espectro Autista, pois dispõe de profissionais qualificados e especializados para melhor atender os alunos que se fazem presentes em sala de aula, a escola disponibiliza inúmeros apoios de profissionais e com uma estrutura que oferece o ir e vir dos alunos em todos os espaços escolar |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50537 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucicleide Cristiana do Prado (1).pdf | 423,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons