Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50592

Compartilhe esta página

Título: Informação assimétrica no setor público: a identificação das políticas de incentivos como forma de diminuir os efeitos deste fenômeno sobre os servidores públicos da prefeitura de Bezerros – PE.
Autor(es): MELO, José Hugo Vasconcelos
Palavras-chave: Setor público; Risco (Economia); Incentivos no Serviço público
Data do documento: 14-Dez-2018
Citação: MELO, José Hugo Vasconcelos. Informação assimétrica no setor público: a identificação das políticas de incentivos como forma de diminuir os efeitos deste fenômeno sobre os servidores públicos da prefeitura de Bezerros – PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Na busca pela sustentação teórica no que se refere às discussões sobre “assimetria de informação” e suas principais consequências como o Risco Moral nas organizações, foi desenvolvido um modelo básico denominado de Teoria da Agência que expõe a relação entre empregado, que neste caso é o agente, e empregador, que pode ser designado como o principal, sendo essa relação algumas vezes conflituosa, ou seja, muitas vezes o agente e o principal possuem interesses que não convergem para o mesmo caminho. Diante dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo identificar as políticas de incentivos capazes de diminuir os efeitos do Risco Moral sobre os servidores lotados na Prefeitura Municipal de Bezerros – PE, através de um estudo de caso. Dentre as questões levantadas, vai-se verificar se existem indícios de risco moral e se a produtividade tenderia a ser afetada, de maneira significativa, de modo a se tornar mais eficiente, com a implantação de tal política. Buscaram-se estudos que tratassem do mesmo tema, em revistas, artigos e livros, com o objetivo de contemplar suposições precisas para uma boa investigação e proporcionar a obtenção de resultados palpáveis entre as variáveis aqui correlacionadas. Diante disso, de forma geral, é notável que políticas de benefícios monetários sinalizem estimular os servidores públicos alvo da pesquisa no sentido de os mesmos procurarem melhorar seus desempenhos na realização das atividades que lhe são atribuídas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50592
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, José Hugo Vasconcelos.pdf310,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons