Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50606

Compartilhe esta página

Título: “Vivências no Poetry Slam de Recife”: reflexões e suas possibilidades didáticas
Autor(es): SANTOS, Ingrid Ferreira dos
Palavras-chave: História cultural; Recife; Arte urbana; Poetry Slam; Educação
Data do documento: 22-Dez-2022
Citação: SANTOS, Ingrid. Vivências no Poetry Slam de Recife: reflexões e suas possibilidades didáticas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso História licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O Poetry Slam é uma ramificação do Hip-hop, que é um movimento já conhecido em todo o mundo que revoluciona a arte e a luta política do povo negro a bastante tempo. Poetry Slam é uma performance artística que opera no intervalo entre os suportes oral, escrito e visual, ocupando esse lugar, tensiona ainda mais os limites entre literatura e música, poesia e vida, arte e ativismo – limites já complicados por outras manifestações da cultura hip-hop. FREITAS (2018) Diante dos esforços de intelectuais feministas negras de validar a intelectualidade e contribuições diversas de grupos subalternizados a partir da perspectiva e narrativa de mulheres negras, me somo ao trabalho de produzir e dar visibilidade a alternativas epistemológicas que possibilitem entender, interpretar e pesquisar a história desses grupos a partir do movimento nos territórios. O presente documento se propõe a mergulhar nessa produção artística, negra e periférica de Recife a fim de trazer à tona uma cena cultural pouco documentada, são narrativas que trazem vivências, reivindicações e denúncias de grupos marginalizados em forma de enfrentamento. Mostra também o lugar de onde essas pessoas produzem arte e as dificuldades que esbarram e trazem impedimentos para sua produção e divulgação. A observação dessa produção pode ser utilizada para um mapeamento e desenho da cena artística periférica de Recife, assim como a utilização dessa produção com objetivos educativos e referenciais para criação de material pedagógico colaborando com a aplicabilidade da lei nº10.639/03.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50606
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ingrid Ferreira dos Santos.pdf390,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons