Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50616

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de-
dc.contributor.authorROCHA, Wanessa Mayara Silva da-
dc.date.accessioned2023-05-29T14:07:13Z-
dc.date.available2023-05-29T14:07:13Z-
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.citationROCHA, Wanessa Mayara Silva da. Média aritmética na perspectiva do letramento estatístico nos anos finais: compreensão de professores e possibilidades de ensino. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50616-
dc.descriptionROCHA, Wanessa Mayara Silva da, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Wanessa Mayara da.pt_BR
dc.description.abstractO conceito de média aritmética se encontra presente nas mais variadas situações e contextos, como, por exemplo, nos meios de comunicação para veicular notícias diversificadas. A leitura de notícias da mídia envolve análises e avaliações críticas baseadas em elementos do conhecimento e disposicionais e requer das pessoas certo nível de Letramento Estatístico (LE), conforme modelo teórico de Iddo Gal. Nesta pesquisa, analisa-se, em termos gerais, a compreensão do conceito de média aritmética por professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, buscando identificar possibilidades para o ensino desse conteúdo em sala de aula a partir da perspectiva do LE. Em termos específicos, busca-se identificar conhecimentos prévios de professores de Matemática dos anos finais sobre situações envolvendo o uso da média aritmética; caracterizar abordagens de ensino sobre situações envolvendo o uso da média; e analisar com professores de Matemática possibilidades de ensino do conceito de média na perspectiva do LE. A metodologia, de cunho qualitativo, envolveu realização de questionário virtual com 14 professores de Matemática de escolas localizadas em diferentes municípios do estado de Pernambuco; e de grupo focal com quatro desses professores que aceitaram continuar participando da pesquisa. O questionário envolveu questões abertas e fechadas sobre perfil e formação dos participantes, e aspectos relacionados à compreensão do conceito de média aritmética. A maioria dos professores compreendeu esse conceito relacionando-o à definição de média simples. Além disso, muitos deles não reconhecem as propriedades da média e têm dificuldades em interpretá-las em gráficos estatísticos. Um erro comum foi eles reconhecer a média destacando os resultados que mais se repetem, confundindo assim com o conceito de moda. Eles também apresentaram dificuldades em compreender o conceito de média móvel. O grupo focal, realizado de modo síncrono em dois encontros no Google Meet e de forma assíncrona com o auxílio do WhatsApp, incluiu problematizações, teorizações e elaboração de atividade em duplas para o ensino do conceito de média nos anos finais. Os encontros oportunizaram aos participantes reflexões e análises sobre tipos de erros na resolução de problemas de média aritmética. As abordagens propostas pelos docentes apresentaram-se potencialmente mobilizadoras de questionamentos críticos, todavia, não incluíram distinção das variáveis que possibilitam o cálculo da média, reforçando dificuldades na compreensão do conceito, suas propriedades e significados. Portanto, é necessário trabalhar a natureza das variáveis como um conceito-chave para os professores entenderem quando é possível calcular a média de um conjunto de dados, a fim de desenvolver propostas para esse conceito na perspectiva do LE.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAritmética- estudo e ensinopt_BR
dc.titleMédia aritmética na perspectiva do letramento estatístico nos anos finais : compreensão de professores e possibilidades de ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coEUGÊNIO, Robson da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5023202497195108pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4514107834669536pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe concept of arithmetic mean is present in the most diverse situations and contexts, such as, for example, in the communication media to convey diversified news. Reading media news involves analysis and critical evaluations based on knowledge and dispositional elements and requires people to have a certain level of Statistical Literacy (SL), according to the theoretical model of Iddo Gal. This research analyses, in general terms, the understanding of the concept of arithmetic mean by Mathematics teachers in the final years of Elementary School, aiming to identify possibilities for teaching this content in the classroom from the SL perspective. In specific terms, we carry out an attempt to identify previous knowledge of Mathematics teachers in the final years about situations concerning the use of the arithmetic mean; to characterize teaching approaches on situations related to the use of the average; and to analyze with teachers the possibilities of teaching the concept of average in the SL perspective. The methodology, of a qualitative nature, conducts a virtual questionnaire with 14 Mathematics teachers from schools located in different cities in the state of Pernambuco; and promotes a focal group formed by four of these teachers, who agreed to continue participating in the research. The questionnaire carried out open and closed questions about the profile and background of the participants, as well as aspects related to understanding the concept of arithmetic mean. Most teachers understood this concept by relating it to the definition of simple average. Furthermore, many of them did not recognize the properties of the average and had difficulties in interpreting them in statistical graphs. A common mistake was that they recognize the average, highlighting the results that are most repeated, thus confusing it with the concept of mode. They also had difficulties understanding the concept of moving average. The focal group gathered in two meetings on Google Meet and asynchronously with the help of WhatsApp, included questioning, theorizing, and elaboration of activity in pairs, for teaching the concept of average in the final years. The meetings provided opportunities for participants to reflect and to analyze types of mistakes in solving arithmetic mean problems. The approaches proposed by the professors were potentially mobilizing critical questionings; however, they did not include a distinction of the variables that make it possible to calculate the average, reinforcing difficulties in understanding the concept, its properties, and meanings. Therefore, it is necessary to work on the nature of variables as a key concept for teachers to understand when it is possible to calculate the average of a data set, in order to develop proposals for this concept from the SL perspective.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9543555510047463pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Wanessa Mayara Silva da Rocha.pdf1,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons