Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627

Compartilhe esta página

Título: O contexto socio cultural nas atividades e leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I.
Autor(es): SILVA, Geicyelly Ellany da
Palavras-chave: Leitura; Escrita; Inferência sociocultural; Paradidáticos
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: SILVA, Geicyelly Ellany da. O contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1°, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I.Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: RESUMO O presente trabalho é uma pesquisa sobre o contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, ou seja, a pesquisa foi elaborada com intuito de investigar as atividades propostas em livros paradidáticos a fim de saber se condizem com a realidade do educando, e se essas atividades foram elaboradas com uma preocupação voltada ao contexto sociocultural das crianças. O contexto sociocultural é aquele que está associado ao meio em que vive o sujeito. A pesquisa foi realizada em livros e, também, com professoras de uma escola da rede privada localizada no município de Bonito-PE. Como principais teóricos dessa temática nos apoiamos nos estudos e pesquisas de Regina Dell’Isola (1988) e Luiz Antônio Marcuschi (2008). Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos enunciados presentes nos livros são referentes ao contexto verbal e instrumental, ficando o contexto sociocultural pouco explorado para o desenvolvimento da criticidade no aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC Biblioteca Geicyelly Ellany da Silva.pdf590,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons