Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627

Comparte esta pagina

Título : O contexto socio cultural nas atividades e leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I.
Autor : SILVA, Geicyelly Ellany da
Palabras clave : Leitura; Escrita; Inferência sociocultural; Paradidáticos
Fecha de publicación : 10-may-2023
Citación : SILVA, Geicyelly Ellany da. O contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1°, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I.Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : RESUMO O presente trabalho é uma pesquisa sobre o contexto sociocultural nas atividades de leitura e escrita em livros paradidáticos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I, ou seja, a pesquisa foi elaborada com intuito de investigar as atividades propostas em livros paradidáticos a fim de saber se condizem com a realidade do educando, e se essas atividades foram elaboradas com uma preocupação voltada ao contexto sociocultural das crianças. O contexto sociocultural é aquele que está associado ao meio em que vive o sujeito. A pesquisa foi realizada em livros e, também, com professoras de uma escola da rede privada localizada no município de Bonito-PE. Como principais teóricos dessa temática nos apoiamos nos estudos e pesquisas de Regina Dell’Isola (1988) e Luiz Antônio Marcuschi (2008). Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos enunciados presentes nos livros são referentes ao contexto verbal e instrumental, ficando o contexto sociocultural pouco explorado para o desenvolvimento da criticidade no aluno.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50627
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo TCC Biblioteca Geicyelly Ellany da Silva.pdf590,35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons