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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50652
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Aristones Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T19:20:06Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T19:20:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-29 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Aristones Silva. Utilização de um jogo digital para mobilização de elementos afetivos no ensino de substância química. . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50652 | - |
dc.description.abstract | Durante o decorrer da vida algumas lembranças são mais nítidas, sejam elas negativas ou positivas, dessa forma algo que influencia diretamente nas lembranças são os elementos afetivos, transpassados durante a construção da recordação, podendo esses serem mobilizados estrategicamente, por exemplo, através de atividades lúdicas. Para Silva (2015), o uso dessa metodologia de ensino apresenta um potencial de amenizar, no ensino em ciências, a abstração de alguns conceitos, visto que, é possível através de um jogo, criar uma história a qual os conceitos estudados estejam sendo apresentados em um contexto narrativo sequenciado que auxilie na construção de sentido. Considerando que a aprendizagem envolve também o processo afetivo, o qual de acordo com Ribeiro (2011), é potencializado com a interação entre elementos cognitivos e afetivos. Além disso, durante o processo ensino-aprendizagem é mais importante a construção de valores e atitudes. Dessa forma esta pesquisa se propôs através do jogo digital Ousia, finalista na 20a edição do SBGames (Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment) maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, analisar a construção de conhecimento sobre o conteúdo de substância química, envolvendo a mobilização de elementos afetivos com estudante do ensino fundamental de escola pública, fazendo uso de metodologia exploratória, por meio de uma pesquisa qualitativa acerca de um estudo de caso, usando-se de observação e entrevista, para obtenção dos dados. Mediante aos resultados obtidos por observação, foi possível analisar que os alunos ainda não tiveram aulas sobre o conteúdo estudado e mesmo assim conseguiram entender todo o enredo apresentado no jogo. Averiguando, em entrevista posterior, que houve a mobilização de elementos afetivos os quais proporcionaram que os alunos fossem até o final da atividade proposta, favorecendo assim a construção de conhecimento a respeito dos conceitos estudados em um contexto narrativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Substância química | pt_BR |
dc.subject | Ensino lúdico | pt_BR |
dc.subject | Elementos afetivos | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | Utilização de um jogo digital para mobilização de elementos afetivos no ensino de substância química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3823028642339948 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | During the course of life, some memories are clearer, whether negative or positive, so something that directly influences memories are the affective elements, passed through during the construction of the recording, which can be strategically mobilized, for example, through recreational activities . For Silva (2015), the use of this teaching methodology has the potential to alleviate, in science teaching, the abstraction of some concepts, since it is possible, through a game, to create a story in which the studied concepts are being presented in a sequenced narrative context that helps in the construction of meaning. Considering that learning also involves the affective process, which according to Ribeiro (2011), is enhanced with the interaction between cognitive and affective elements. In addition, during the teaching-learning process, the construction of values and attitudes is more important. In this way, this research was followed through the digital game Ousia, finalist in the 20th edition of SBGames (Brazilian Symposium of Games and Digital Entertainment), the largest academic event in Latin America in the area of Games and Digital Entertainment, to analyze the construction of knowledge about the content of chemical substance, involving the monitoring of affective elements with a public elementary school student, making use of an exploratory methodology, through a qualitative research about a case study, using observation and interview, to obtain the data. Through the results obtained by observation, it was possible to analyze that the students had not yet had classes on the studied content and even so they understood the entire plot presented in the game. Ascertaining, in a later interview, that there was a mobilization of affective elements which allowed the students to stay until the end of the proposed activity, thus favoring the construction of knowledge about the concepts thought of in a narrative context. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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