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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50661

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Título: O Novo ensino médio: desafios no âmbito das discursividades dos professores.
Autor(es): ALBUQUERQUE, Izabelle Venus Barbachan
Palavras-chave: Currículo; Novo Ensino Médio; Política Curricular; Reforma Curricular; Teoria do Discurso
Data do documento: 9-Mai-2023
Citação: ALBUQUERQUE, Izabelle Venus Barbachan. O NOVO ENSINO MÉDIO: desafios no âmbito das discursividades dos professores. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar os discursos que permeiam as políticas curriculares do NEM e sentidos produzidos pelos docentes. Especificamente, buscamos caracterizar as alterações curriculares propostas nas políticas curriculares do NEM; discutir os sentidos de currículo nas políticas curriculares do NEM; e identificar, na visão dos professores, os sentidos de currículo que emergiram na reforma do Ensino Médio. Nesse âmbito, analisamos e discutimos o movimento de produções de sentido que ocorrem no bojo das políticas curriculares referentes à reforma curricular do ensino médio, e nas produções discursivas dos professores atuantes na esfera do ensino público, no âmbito do Novo Ensino Médio. Nessa linha, no nosso percurso teórico-metodológico, concentramo-nos numa abordagem qualitativa. Utilizamos como lente teórico-analítica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe. Como instrumento de coleta de dados, aplicamos questionário online direcionados aos professores cujos perfis foram descritos acima. Os discursos destes colaboradores nos realçam a exclusão dos profissionais da educação na discussão em torno dessas políticas; a desestruturação no processo de implementação da reforma; a centralização da BNCC no processo de implementação das políticas curriculares para o ensino médio, e o caráter impositivo e essencialista dos discursos, bem como, demonstram as limitações na idealização da flexibilização curricular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50661
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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