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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50661
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Título: | O Novo ensino médio: desafios no âmbito das discursividades dos professores. |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Izabelle Venus Barbachan |
Palavras-chave: | Currículo; Novo Ensino Médio; Política Curricular; Reforma Curricular; Teoria do Discurso |
Data do documento: | 9-Mai-2023 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Izabelle Venus Barbachan. O NOVO ENSINO MÉDIO: desafios no âmbito das discursividades dos professores. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar os discursos que permeiam as políticas curriculares do NEM e sentidos produzidos pelos docentes. Especificamente, buscamos caracterizar as alterações curriculares propostas nas políticas curriculares do NEM; discutir os sentidos de currículo nas políticas curriculares do NEM; e identificar, na visão dos professores, os sentidos de currículo que emergiram na reforma do Ensino Médio. Nesse âmbito, analisamos e discutimos o movimento de produções de sentido que ocorrem no bojo das políticas curriculares referentes à reforma curricular do ensino médio, e nas produções discursivas dos professores atuantes na esfera do ensino público, no âmbito do Novo Ensino Médio. Nessa linha, no nosso percurso teórico-metodológico, concentramo-nos numa abordagem qualitativa. Utilizamos como lente teórico-analítica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe. Como instrumento de coleta de dados, aplicamos questionário online direcionados aos professores cujos perfis foram descritos acima. Os discursos destes colaboradores nos realçam a exclusão dos profissionais da educação na discussão em torno dessas políticas; a desestruturação no processo de implementação da reforma; a centralização da BNCC no processo de implementação das políticas curriculares para o ensino médio, e o caráter impositivo e essencialista dos discursos, bem como, demonstram as limitações na idealização da flexibilização curricular. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50661 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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